quinta-feira, 5 de outubro de 2023

O Falsificador Mórmon

Título no Brasil: O Falsificador Mórmon
Título Original: Murder Among the Mormons
Ano de Lançamento: 2021
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Jared Hess, Tyler Measom
Roteiro: Jared Hess, Tyler Measom
Elenco: Mark Hofmann, Shannon Flynn, Michael George

Sinopse:
Esse documentário da Netflix conta a história de um jovem que começou a colecionar livros e documentos raros na década de 1980. Depois de algum tempo começou a vender cartas e textos atribuídas aos fundadores da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ùltimos dias. Ele afirmava que havia encontrado esse material em antigas livrarias e acervos. Só que tudo não passava de pura falsificação. 

Comentários:
História mais do que curiosa. O que acontece quando você se torna um grande colecionador, um especialista no assunto que coleciona? Bem você vira um expert em descobrir falsificações. Foi isso o que aconteceu aqui. Porém de conhecimento de toda a sua area esse sujeito passou de um simples colecionador para um falsificador de primeira linha, afinal quem sabe descobrir uma falsificação também geralmente sabe fazer muito bem uma. Seu alvo passou a ser a igreja dos Mórmons. Ele dizia ter descoberto cartas e textos inéditos dos fundadores dessa religião. E como era um expert no assunto acabou criando ele mesmo os tais documentos que obviamente eram todos falsos. Não eram falsificações comuns, era um trabalho que beirava a perfeição completa! Um crime de especialista. O resultado foi trágico. Quando a coisa toda foi descoberta pessoas inocentes morreram. Definitivamente o crime não compensa. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O que esse documento mais mostra e a grande fraude que é essa igreja.

    ResponderExcluir
  2. Com todo o respeito ás religiões em geral, as doutrinas religiosas com origens mais malucas são a Cientologia e o Mormonismo. Não consigo entender como alguém acredita nessas mitologias mal escritas.

    ResponderExcluir