quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Como Se Tornar um Líder de Seita

Título no Brasil: Como Se Tornar um Líder de Seita
Título Original: How to Become a Cult Leader
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Ron Myrick, Tim Rauch
Roteiro: Ron Myrick, Tim Rauch
Elenco: Peter Dinklage (narrador), Charles Manson, Jim Jones e outros líderes de seitas em arquivos de imagens.

Sinopse:
Esse documentário da Netflix resgata diversas histórias de seitas do passado. Geralmente lideradas por homens que se diziam iluminados e donos de toda sabedoria, eles levaram seus seguidores para o fundo do poço, a cadeia e muitas vezes para a morte. Um triste retrato do fanatismo humano. 

Comentários:
Então um dia você acorda, percebe que está ganhando pouco e trabalhando muito e decide que vai fundar uma seita para enganar um monte de idiotas que vão lhe dar todo o seu dinheiro para você ficar rico, ser idolatrado e não fazer basicamente nada de útil para ter toda essa bajulação. Mas como fazer isso? Seus problemas acabaram, esse "Como Se Tornar um Líder de Seita" explica direitinho como forjar uma imagem de messias, enganar um monte de gente, tirar o dinheiro deles contando um monte de mentiras e se dar muito bem na vida, ficando milionário com o mínimo esforço. Seria engraçado se não fosse trágico. E tudo segue uma fórmula bem básica que se repete em praticamente todas as histórias. E esse fanatismo pode ter teor religioso, político ou messiânico. A coisa toda sempre termina também da mesma maneira, com um monte de seguidores perdendo tudo, terminando suas vidas na prisão ou então enterrados em algum lugar a esmo. Assista e saiba como se defender desses picaretas que estão por aí, desde sempre! 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo:
    Eu acho qud qualquer documentário, filme, etc. sobrenesse tipo de gente se torna involuntariamente apologia. Seria melhor não ter.

    ResponderExcluir
  2. No caso desse filme não tem apologia, isso porque o roteiro adota um tom de ironia e inteligente, como se fosse um guia para se tornar um kíder de seita, mas que no fundo é mesmo um guia para não cair nas mãos desses criminosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, mas o que quero dizer e que seria melhor relegar esses monstros ao esquecimento.

      Excluir
  3. O problema de esquecer esse tipo de história é que ela se repete, de tempos em temos. As pessoas precisam aprender com o que aconteceu no passado.

    ResponderExcluir