terça-feira, 10 de outubro de 2023

A Morte de Gary Cooper

A Morte de Gary Cooper 
Um dos primeiros grandes cowboys da história do cinema a morrer precocemente foi o astro Gary Cooper. Diagnosticado com um câncer agressivo o ator faleceu em maio de 1961, poucos dias após seu aniversário de 60 anos. Cooper foi um ídolo como poucos. Tinha uma legião de fãs que transformava cada um de seus filmes em sucessos de bilheteria. Embora tenha atuado nos mais diversos gêneros cinematográficos ele ficou imortalizado mesmo nos filmes de western. Seu xerife íntegro e bravo em "Matar ou Morrer" se tornou um ícone imortal.

Sua estampa de colonizador do velho oeste americano foi a porta de entrada para sua carreira no cinema. Alto e com a imagem certa ele encontrou no western o nicho ideal para se tornar um dos mais populares astros das telas. Quando foi internado em 1961 a imprensa parou para acompanhar. Como um cowboy como aquele, imbatível nos duelos exibidos nas telas de cinema, poderia ter um fim tão inesperado? Os fãs ficaram apreensivos...

Infelizmente, assim como o cowboy do comercial de Marlboro, Cooper também foi uma vítima do fumo. Ele era um fumante inveterado e isso naqueles anos distantes era apenas parte do charme de ser um cowboy da sétima arte. O que deixou Hollywood surpresa foi a rapidez em que tudo aconteceu. Cooper sentiu algumas dores em volta do pescoço e depois dificuldades para respirar. Internado para exames, que foram encarados como de rotina, o ator descobriu que tinha uma grave doença. Era um câncer no pulmão. Não sabia que em poucas semanas estaria morto. Ele recebeu a visita do amigo e colega John Wayne no hospital e ele foi um dos poucos a saber o que realmente estava acontecendo. Por uma ironia do destino o próprio Wayne também morreria da mesma doença alguns anos depois. Assim como Cooper, Wayne não largava o cigarro.

Um dos últimos grandes faroestes dos anos 50 foi estrelado por Cooper. "A Árvore dos Enforcados" foi sua despedida do gênero que o consagrou. Após filmar a última cena, montado em um cavalo, o ator confidenciou ao amigo e colega Karl Malden que já estava ficando velho demais para cenas como aquela. Logo Cooper, que havia sido dublê de cenas de faroeste quando era jovem. As dores nas costas porém tornavam o trabalho árduo demais para aquele velho cowboy. Já eram sintomas da doença que se espalhava por seu corpo, sem que Cooper nem ao menos desconfiasse disso. Ele achava que as dores que sentia eram decorrentes de sua grande altura. Pessoas altas geralmente sofrem esse tipo de incômodo quando a idade vai chegando. Pelo menos assim pensava o ator. E justamente por pensar dessa forma que Cooper demorou para procurar ajuda médica. Ele acreditava que o mal estar passaria após alguns dias de descanso. Não foi o que aconteceu.

Cooper seria homenageado pela Academia naquele mesmo ano. Infelizmente como estava muito doente não conseguiu comparecer ao Oscar, pedindo a James Stewart que fosse em seu lugar, o representando. Era um reconhecimento pelo conjunto da obra, por sua maravilhosa filmografia. Poucos dias depois dessa cerimônia Cooper faleceu. Ele pediu que seu funeral fosse discreto pois essa sempre foi uma das grandes características de seu jeito de ser. Tudo foi feito sem grande alarde. A imprensa respeitando o momento ficou a uma distância segura e respeitosa de parentes e amigos. E assim o ator foi sepultado em um discreto e bucólico cemitério no condado de Suffolk. Algo muito adequado para uma lenda do western americano como ele.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    A Morte de Gary Cooper
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Fazia personagens tão estoicos que ate outro personagem durao, o Tony Soprano, o tinha como idolo e o cita numa das suas sessões de psicanálise.
    O Gary Cooper foi um ator extraordinário.

    ResponderExcluir
  3. Grande ator com um legado cinematográfico extraordinário. Sua filmografia é excelente!

    ResponderExcluir