domingo, 1 de outubro de 2023

Nova York Contra a Máfia

Título no Brasil: Nova York Contra a Máfia
Título Original: Fear City: New York vs the Mafia
Ano de Lançamento: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Sam Hobkinson
Roteiro: Sam Hobkinson
Elenco: Rudy Giuliani, Frank O'Hara, Joseph F. O'Brien

Sinopse:
Esse documentário mostra os bastidores do amplo planejamento de combate ao crime que foi realizado por policiais, agentes federais do FBI e promotores públicos na cidade de Nova Iorque durante as décadas de 1970 e 1980. Esse plano tinha como objetivo prender os principais chefes das famílias mafiosas italianas na cidade durante aquele período. 

Comentários:
A máfia italiana de Nova Iorque dominou diversos aspectos da cidade desde o começo do século XX. Depois de décadas atuando no submundo do crime, o ministério público americano, a polícia de Nova Iorque e o FBI decidiram que iriam fazer uma ampla campanha para prender os líderes das cinco principais famílias mafiosas que atuavam na grande cidade. Não foi uma tarefa fácil como se pode ver nesse documentário, mas que a médio prazo deu bastante certo. Através de escutas e informantes, os policiais foram chegando nas provas que colocariam esses chefões atrás das grades. Além disso havia a própria guerra interna dentro do crime organizado. As famílias geralmente entravam em conflito, causando muitas mortes entre eles mesmos. Enfim, temos aqui uma prova que é possível combater o crime organizado, desde que haja competência policial e vontade política para atingir esse objetivo.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Nova York Contra a Máfia
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Os bandidos e a esquerda tem pavor do "tolerância zero" e do Rudolph Giuliani ate hoje. A Máfia não voltou mais ser a mesma coisa em Nova York.

    ResponderExcluir
  3. E a máfia não mais se recuperou dessa queda!

    ResponderExcluir