domingo, 1 de outubro de 2023

Uma Viagem ao Infinito

Título no Brasil: Uma Viagem ao Infinito
Título Original: A Trip to Infinity
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Jonathan Halperin, Drew Takahashi
Roteiro: Jonathan Halperin, Alex Ricciardi
Elenco: Alan Lightman, Delilah Gates, Stephon Alexander

Sinopse:
Esse documentário tenta desvendar o conceito e os limites do infinito. Previsto pela matemática e demais ciência exatas, seria o infinito algo palpável, que realmente existe no mundo concreto ou apenas uma abstração da mente humana?

Comentários:
Gostei muito da proposta desse documentário. Ele parte de uma premissa básica, a do infinito. Na matemática o infinito é algo substancial, inclusive fazendo parte de cálculos e teorias. A física também abraça o infinito como uma possibilidade teórica, tendo sido inclusive estudado por Einstein em sua teoria da relatividade. Só que o infinito também existe no universo real em que vivemos? E o universo é infinito? Se não for infinito, o que haveria além do universo? Outro universo ou universos paralelos? Todas essas questões são levantadas e discutidas por diversos especialistas nos ramos da ciência que o estudam. Após o final do documentário chegamos em algumas conclusões. Entre elas a de que nossa mente tem um poder de compreensão finita do universo. Temos nossas limitações, inclusive para entender e compreender completamente o conceito do infinito. E assim algumas dessas questões nunca serão respondidas de forma definitiva. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O infinito, quando nos referimos ao universo, e apenas a ausência de conhecimento. Já quanto aos numerais, por exemplo, e uma evidencia inquestionável.

    ResponderExcluir
  2. Resumiu muito bem a essência desse documentário!

    ResponderExcluir