segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Quando Irmãos se Defrontam

Título no Brasil: Quando Irmãos se Defrontam
Título Original: The Ugly American
Ano de Lançamento: 1963
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: George Englund
Roteiro: Stewart Stern, William J. Lederer
Elenco: Marlon Brando, Sandra Church, Eiji Okada, Jocelyn Brando, Arthur Hill, Pat Hingle

Sinopse:
Nesse filme o aclamado ator Marlon Brando interpreta o embaixador norte-americano Harrison Carter MacWhite. Ele é um ambicioso estudioso da política internacional que se torna embaixador em Sarkan, um país do sudeste asiático onde a guerra civil está se formando no horizonte. E de seu posto começa a perceber a vil política de seu país em relação a pequenos países daquela parte do mundo. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de melhor direção e melhor ator (Marlon Brando). 

Comentários:
Em termos políticos o ator Marlon Brando sempre foi progressista e liberal. Ele odiava com todas as forças a política externa dos governos conservadores e republicanos que chegavam ao poder em seu país. Esse foi provavelmente o filme mais político de sua carreira pois era em essência uma denúncia da maneira como os Estados Unidos promovia golpes de Estado e atrocidades em países de terceiro e quarto mundo. E justamente por causa do teor político desse filme, Brando encontrou várias portas fechadas para que o filme fosse finalmente produzido. Inclusive em um momento crucial da produção ele acabou colocando dinheiro do próprio bolso para que o filme finalmente chegasse a uma conclusão. É um bom filme certamente, onde Brando está mais do que empenhado em seu papel, algo que nem sempre acontecia, como bem podemos ver em sua longa filmografia. Feito para dar um recado e deixar a mensagem e o pensamento político do ator registrados eternamente em película, esse é um daqueles filmes essenciais para entender a mentalidade de Brando ao longo de sua vida. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Esse aspecto politico do Marlon Brando era apenas pirotecnia, panfletário, portanto totalmente anódino. O caso da índia falsa no Oscar e sintomático: só serviu pra constranger os colegas e o deixar mal com os chefões de Hollywood, afinal o Marlon Brando dava uma de rebelde esquerdista mas se servia fartamente do mesmo sistema que criticava.

    ResponderExcluir
  2. O Marlon Brando chega a falar em sua autobiografia que ele lutou muito pelos direitos dos outros, dos negros, nativos, etc. Hoje em dia tem uma definição sobre isso. Lugar de fala. O Brando nessa mentalidade não tinha lugar de fala. Ele lutou muito pelo que acreditava, mas claro sem deixar de aproveitar os luxos de sua vida de astro de Hollywood.

    ResponderExcluir