segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Alexander Nevski

No século XIII, mais precisamente em 1242, a Rússia - que ainda se chamava Replública da Novogardia - é invadida de forma brutal pelos cavaleiros teutônicos. O clássico soviético "Alexander Nevski" do diretor, Serguei Eisenstein, discorre sobre a histórica reação do deprimido príncipe Alexander Nevski que, num misto de bravura e patriotismo, conclama o povo russo às armas para expulsar os invasores germânicos (teutônicos), na batalha que historicamente ficou conhecida como a Batalha do Neva. O longa, não só marca o retorno do diretor russo à realização de filmes após dez anos de inatividade por motivos políticos, como também torna-se o primeiro filme sonoro de Eisenstein. O ano de sua produção em 1938 - ano em que as nuvens negras do nazismo pairavam fortemente sobre a Europa - não foi coincidência. Eisenstein usou o filme de forma proposital como um libelo diante das escaramuças de Hitler.

Alexander Nevski foi o primeiro filme sonoro de Einsestein, que teve a colaboração de ouro do compositor e amigo russo, Sergei Prokofiev, sem dúvida, um fato raro de acontecer naquela época no meio cinematográfico. Prokofiev compôs sua trilha sonora baseada nas esboços e planos de tomadas do diretor, e Einsestein cortou o último movimento da fita para sincronizar movimento e som. Um dos mais notáveis exemplos da criatividade visual de Einsestein é a famosa cena da Batalha no Gelo. Filmado no alto verão russo, a cena foi inteiramente fabricada: filtros de lentes especiais foram usados, além disso, gelo e neve foram criados com vidro derretido, giz e sal. Um clássico em preto e branco histórico e imperdível.

Cavaleiros de Ferro (Aleksandr Nevskiy, Rússia, 1938) Direção: Sergei M. Eisenstein, Dmitriy Vasilev / Roteiro: Sergei M. Eisenstein, Pyotr Pavlenko / Elenco: Nikolay Cherkasov, Nikol Okhlopkov,  Andrei Abrikosov / Sinopse: O filme conta a história de um  herói da história russa, um príncipe que lutou contra invasores de sua nação no século XIII. Um dos filmes mais celebrados da história do cinema russo em todos os tempos. 

Telmo Vilela.

4 comentários:

  1. Nossa, que filme antígo, em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um filme que está prestes a celebrar 100 anos de seu lançamento original. Sinal da forte tradição do cinema russo.

    ResponderExcluir