segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

As Aventuras de Robin Hood

Título no Brasil: As Aventuras de Robin Hood
Título Original: The Adventures of Robin Hood
Ano de Lançamento: 1938
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Michael Curtiz, William Keighley
Roteiro: Norman Reilly Raine, Seton I. Miller
Elenco: Errol Flynn, Olivia de Havilland, Basil Rathbone, Claude Rains, Patric Knowles, Eugene Pallette

Sinopse:
Adaptação para o cinema da lenda de Robin Wood. Um ladrão e bandoleiro medieval que roubava dos ricos para dar aos pobres nas florestas da Inglaterra. E por essa razão, acabou sendo amado pelo povo que vivia oprimido pelas autoridades opressivas daqueles tempos difíceis. 

Comentários:
Ainda hoje, esse filme é considerado uma das melhores aventuras produzidas na história de Hollywood. Realmente é um filme tecnicamente perfeito. Mesmo após tantos anos de seu lançamento original. Foi um grande sucesso de bilheteria e de crítica, alcançando números comerciais espantosos para a época. Acabou se tornando o maior sucesso da história da carreira do ator Errol Flynn, que naqueles anos era o nome mais popular da indústria cinematográfica norte-americana. E isso foi, de certa forma, uma surpresa, porque a produção do filme foi conturbada. O orçamento estourou e o filme acabou custando o dobro do que era previsto pela Warner. Houve problemas de relacionamento entre o astro e o diretor. Errol Flynn resolveu seduzir a mulher de Michael Curtiz nas filmagens. Mesmo com tantos problemas, o filme superou tudo e hoje é considerado um grande marco da história do cinema. Criou várias situações narrativas que até atualmente são incorporadas e copiadas aos filmes desse gênero cinematográfico. Venceu a barreira do tempo e é considerado um grande entretenimento.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cinema Clássico
    As Aventuras de Robin Hood ★★★★
    Pablo Aluísio.

    Avaliação / Cotações:
    ★★★★ Excelente
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. O interessante no personagem Robin Hood é a mensagem filosofica que é passada sunliminarmente. Ele era rico, patriota e foi espoliado pelo governo. Em vez de ser humilde e aceitar o seu destino, como faz todo ze ninguém, ele simplesmente se tornou ladrão e foi roubar os nobres, ou quem tivesse o que ser roubado, ou seja, o governo da epoca.
    Imagine essa mesma premissa aplicada pelos injustocados aos governos atuais?

    ResponderExcluir
  3. Muitas lendas são imortais, não tanto pela história que contam, mas sim pela mensagem subliminar que passam para quem as ouve. É justamente o caso histórico de Robin Hood.

    ResponderExcluir