domingo, 26 de fevereiro de 2023

Os Últimos Czares

Título no Brasil: Os Últimos Czares
Título Original: The Last Czars
Ano de Lançamento: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Nutopia Films
Direção: Adrian McDowall, Gareth Tunley
Roteiro: Dana Fainaru, Christopher Bell
Elenco: Robert Jack, Susanna Herbert, Ben Cartwright, Oliver Dimsdale, Bernice Stegers, Steffan Boje

Sinopse:
Essa minissérie analisa a história do último czar da Rússia. Através de cenas com atores e depoimentos de historiadores e especialistas em história da antiga monarquia que imperou na Rússia por mais de 300 anos, se procura entender como essa antiga dinastia desmoronou sob as mudanças promovidas pela revolução comunista russa.

Comentários:
A história de Nicolau II foi basicamente uma tragédia anunciada. Ele não tinha capacidade intelectual e nem de personalidade para liderar um Império como o russo naquele período histórico. Ele tinha uma mentalidade atrasada que ainda acreditava no poder divino dos artigos autocratas absolutistas da era medieval. Ao invés de tentar superar a grave crise econômica que se abatia sobre o Império russo, ele afundou ainda mais sua nação em duas guerras completamente estúpidas. E o fato da impopular Imperatriz ser uma fanática religiosa que acreditava no misticismo de um monge depravado e insano, chamado Rasputin, piorava ainda mais a crise. A situação social só poderia dar mesmo em revolução. De tudo o que aconteceu, o que podemos lamentar mesmo foi a morte das crianças e adolescentes, dos filhos do imperador. Pagaram pelos crimes do pai da forma mais brutal que se possa pensar. Enfim, gostei bastante desse documentário. Uma bela lição de história que não se pode esquecer.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Essa história só aumenta meu pavor e repugnância ao comunismo. Odeio e desprezo profundamente gente que segue essa filosofia nefasta.

    ResponderExcluir
  2. Todo tipo de ideologia política quando mesclada com fanatismo só dá nisso mesmo, em tragédia.

    ResponderExcluir