segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A Malvada

Título no Brasil: A Malvada
Título Original: All About Eve
Ano de Lançamento: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Roteiro: Joseph L. Mankiewicz
Elenco: Bette Davis, Anne Baxter, Marilyn Monroe, George Sanders, Celeste Holm, Hugh Marlowe

Sinopse:
Margo (Bette Davis), uma veterana atriz de teatro, com a chegada da idade, começa a se sentir prejudicada. Além disso, ela precisa enfrentar a acirrada concorrência de atrizes mais jovens, entre elas um ambiciosa mulher que trabalha como sua assistente pessoal. Filme vencedor de 6 Oscars entre eles o de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro.

Comentários:
Esse filme é considerado o melhor da carreira de Bette Davis por muitos críticos de cinema. Ela fez tantos filmes maravilhosos que, em minha opinião, é complicado afirmar qual seria realmente o seu melhor filme. Mas de qualquer modo, esse é seguramente um dos mais consagradores de sua atuação. Essa foi uma atriz realmente diferenciada, que enchia os olhos do público com seu talento espetacular. O roteiro do filme trata de questões extremamente relevantes, como o ressentimento, a ambição, a ganância e até mesmo a inveja que impera nos meios artisticos. A personagem Eve surge extremamente complexa no roteiro. Ela age como cortadinha, uma mulher boazinha, mas que no fundo esconde a alma de uma mulher ambiciosa que apenas quer subir na vida de qualquer jeito. Ótima interpretação da atriz Anne Baxter. 

Em termos de elenco, outro destaque vem com a presença de uma jovem Marilyn Monroe, interpretando uma bela loira platinada que serve de troféu para um figurão do meio teatral durante uma festa. Ela tem apenas duas cenas no filme, mas chama bastante atenção por causa de seu figurino elegante e de sua exuberante beleza. Eu considero esse um roteiro tecnicamente perfeito, sem nuances negativas. Entretanto, é bom chamar a atenção para um certo moralismo que não tem mais sentido nos dias de hoje. Em determinado momento, a personagem Eve é condenada por relacionamentos de seu passado, por ter se relacionado com um homem casado. Isso não seria um crime. De qualquer forma o filme é excelente, acima de qualquer crítica mais mordaz. Merece nota máxima em termos de sétima arte!

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Confesso que apesar de saber perfeitamente quem é Betty Davis, nunca vi um filme dela. Sei que ela foi uma atriz extraordinária, mas a coisa que mais me vem a mente quando falam dela é um fato meio tragico: ela raspou toda a sua sobrancelha pra fazer um papel e a sobrancelha nunca mais voltou a ser como antes, nunca mais cresceu, o que pra uma mulher, ainda mais uma atriz de espectro mundial, é uma perfeita tragédia.

    ResponderExcluir
  2. Existem pessoas que só a conhecem por causa do hit dos anos 80 Bette Davis Eyes da Kim Carnes rsrs

    ResponderExcluir
  3. Filmaço. Com certeza o melhor da carreira de Bete. É preciso reconhecer também a ótima direção, do excelente Joseph Mankiewicz.

    ResponderExcluir
  4. Certamente, amigo Telmo. É uma direção digna de todos os nossos aplausos.

    ResponderExcluir
  5. Tenho esse na minha coleção. Bette simplesmente inunda o filme com seu carisma mas Anne Baxter não fica muito atrás como a personagem título.

    ResponderExcluir
  6. Excelente item para se ter na coleção. Grande obra-prima da história do Cinema.

    ResponderExcluir