domingo, 19 de fevereiro de 2023

Sally: Fisiculturismo e Assassinato

Título no Brasil: Sally - Fisiculturismo e Assassinato
Título Original: Killer Sally
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Nanette Burstein
Roteiro: Nanette Burstein
Elenco: Sally McNeil, John Lowden, Shantina Lowden, Shannon Brown, Peggy Hook, Dan Goldstein

Sinopse:
Minissérie dividida em episódios que conta a história de Sally McNeil, uma fisiculturista da década de 1990, que matou o próprio marido a tiros de espingarda após uma grande discussão no Dia dos Namorados. Teria sido um caso de legítima defesa após uma agressão dele ou ao contrário, teria sido um ato de vingança após ela descobrir que ele tinha uma amante mais jovem?

Comentários:
Na década de 1990, houve uma explosão do fisiculturismo nos Estados Unidos. O casal retratado nessa minissérie era competidor de diversos títulos de fisiculturismo naquela época. O marido chegou inclusive a participar do prestigiado mister Olímpia. Na busca pelo corpo perfeito, havia também muitos excessos, com abuso de substâncias químicas, como os asteroides anabolizantes. E isso, de certa forma, aumentava a agressividade dos competidores. A minissérie mostra um caso criminal ocorrido entre esse casal que vivia nesse circuito de competições de fisiculturismo. A esposa matou com 2 tiros de espingarda o próprio marido, após descobrir uma traição. Levada ao tribunal do júri, ela tentou defender a tese de que havia sido espancada por ele. Haveria algum fundo de verdade nisso, ou foi simplesmente um ato de vingança? Gostei desse retorno aos anos 90 com seus excessos culturais e essa onda de musculação que varreu o mundo de forma sem precedentes na época. A Sally havia sido das forças armadas dos Estados Unidos e largou tudo para apostar numa carreira de fisiculturismo. Só que esse crime aconteceu e tudo foi por água abaixo. Um bom caso criminal dissecado nessa minissérie, que está disponível na Netflix.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Fisiculturimo, forcas armadas: como disse, parafraseando, Nietzsche, "se há necessidade de um código moral, há uma anomalia". Ou seja, não precisamos de normas para o que é natural como, por exemplo, comer, beber, dormir, etc.
    Entretanto aonde há a corrupção do natural, uma força contrária há de agir e aí temos esses eventos criminosos perpetrados por seres humanos contra seus semelhantes, quando deveriam ser solidários.

    ResponderExcluir
  2. E conforme o tempo passa, tenho visto o ser humano se tornar mais animalizado. Era para ser justamente o contrário disso. Assim, enquanto o bruto tentar prevalecer, as normas legais vão ter que existir. Um triste retrato dos nossos tempos.

    ResponderExcluir