sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Os Segredos de Saqqara

Título no Brasil: Os Segredos de Saqqara
Título Original: Secrets of the Saqqara Tomb
Ano de Lançamento: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: James Tovell
Roteiro: James Tovell
Elenco: Ahmed Zikrey Abdellhak, Ghareeb Ali Mohammed Abushousha, Nabil Eldaleel, Mustafa Abdo Sadek Mahmoud

Sinopse:
Documentário da Netflix que mostra uma expedição de arqueólogos na região de Saqqara. Todos em busca de tumbas da realeza do antigo Egito. Acabam descobrindo uma curiosa tumba de uma família real. Que segredos aquela tumba poderia revelar para os estudiosos? As areias do tempo, pelo visto, deixaram suas marcas.

Comentários:
Eu sempre gostei muito desse tipo de documentário sobre o Egito antigo. Essas buscas por Tumbas, que tem em média 4000 a 5000 anos, realmente fascina aquele que gosta de história de um modo em geral. Pena que por ser tão antigas, as maiorias dessas tumbas já foram saqueadas por invasores ao longo dos séculos. Afinal, esses Nobres do Egito antigo se enterravam com todos os seus bens. Inclusive ouro e pedras preciosas. Então os ladrões de tumbas não deixavam barato, estavam sempre buscando esses tesouros enterrados. O foco desse documentário não é a escavação de uma tumba faraônica, mas sim de tumbas antigas da nobreza. Todas muito bem elaboradas, com desenhos e hieróglifos milenares em suas paredes. Realmente ser um arqueólogo no Egito se torrna algo bem trabalhoso. E nem sempre as descobertas são tão recompensadoras. Muitas vezes, apenas a busca é que torna tudo tão interessante.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Tem um filme que mostra a construção de um pirâmide, seus engenheiros e seus arquitetos, que passam a viver um vida rica e cheia de reaglias, mas com o compromisso de todos em serem sepultados, lacrados, dentro da pirâmide, eternamente, junto com o rei quando esse morrer. É de arrepiar.

    ResponderExcluir
  2. Tudo fruto do medo da morte, assim nasceram as antigas religiões...

    ResponderExcluir