segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Minha Bela Dama

Título no Brasil: Minha Bela Dama
Título Original: My Fair Lady
Ano de Lançamento: 1964
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: George Cukor
Roteiro: Alan Jay Lerner, George Bernard Shaw
Elenco: Audrey Hepburn, Rex Harrison, Stanley Holloway, Wilfrid Hyde-White, Gladys Cooper, Jeremy Brett

Sinopse:
Um professor de fonética e um estudioso da linguagem e sotaques das classes sociais da Inglaterra faz uma aposta com um amigo de que pode transformar uma mulher pobre e do povo em uma verdadeira lady da alta sociedade londrina apenas ensinando a ela como pronunciar corretamente as palavras e mudando seu comportamento social. Filme vencedor de oito categorias no Oscar, entre elas a de melhor direção e melhor filme. 

Comentários:
A atriz Audrey Hepburn sempre foi um símbolo de elegância e sofisticacão em Hollywood. Por essa razão eu pude perceber desde a primeira cena desse filme um certo desconforto dela em seu papel, a de uma mulher grossa que vende flores no meio das ruas de Londres. Apenas quando ela se propõe a ser uma mulher fina e elegante é que o filme finalmente engrena e passa a funcionar. O diretor George Cukor era um homossexual no armário e nesse filme ele soltou todos os aspectos mais íntimos de sua personalidade gay. Por isso o filme tem esse excesso de luxo, glamour, muitas plumas e paetês. Um filme inegavelmente bonito de se assistir, com tudo o que a presença de uma Audrey Hepburn tinha direito. É um filme longo, um musical com mais de 3 horas de duração, por isso se exige um certo comprometimento do espectador, mas não se preocupe, a trilha sonora é repleta de boas músicas e o filme não se torna cansativo em nenhum momento. É um belo clássico do cinema.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Só pegando uma atriz com modos ultrasofisticados como a Audrey Hepburn pra esse "Pigmaleão" hollywoodiano ficar crivel.
    Na vida real nós sabemos que a pessoas até pode sair da pobreza, mas a pobreza jamais sai da pessoa.

    PS. Pitaco em "A Garota Desaparecida no Vaticano".

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de escrever que o ator Rex Harrison venceu o Oscar de melhor ator por sua interpretação do professor. Na verdade, um Alter Ego do próprio diretor do filme.

    ResponderExcluir