sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

O Mais Bandido dos Bandidos

Título no Brasil: O Mais Bandido dos Bandidos
Título Original: Dirty Dingus Magee
Ano de Lançamento: 1970
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Burt Kennedy
Roteiro: David Markson
Elenco: Frank Sinatra, George Kennedy, Anne Jackson, Lois Nettleton, Jack Elam, Harry Carey Jr

Sinopse:
Dirty Dingus Magee e seu antigo rival Hoke Birdsill se revezam em ser homem da lei ou fora da lei e rivais ou parceiros no crime, dependendo das circunstâncias, tudo acontecendo nos tempos do velho oeste. E no final de tudo, quem vai vencer esse duelo de vigaristas?

Comentários:
Frank Sinatra tinha que cumprir contrato com a MGM após ter trabalhado muito no estúdio durante os anos 60. A verdade é que nessa época ele estava mais empenhado em suas temporadas anuais em Las Vegas, onde se apresentava em cassinos luxuosos da cidade. Sinatra não estava muito interessado em voltar ao cinema, mas com medo de sofrer uma multa milionária, aceitou trabalhar nesse faroeste mais leve, quase em tom de comédia. O interessante é que Frank Sinatra tinha realmente um bom dedo para escolher roteiros. Apesar da leveza que não vai satisfazer muito aos fãs dos filmes de faroeste mais tradicionais, esse western tem muito charme e muito carisma. É uma produção para se encarar como puro divertimento, pura diversão. O estúdio queria que ele cantasse nas cenas, mas houve resistência por parte do cantor. Ele estava para lançar um novo disco e não queria que músicas de filmes atrapalhassem suas vendas nas lojas de discos. De qualquer forma, apesar das várias resistências, o resultado se mostra muito bom. É um faroeste divertido, acima de tudo.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Famoso por não repetir cenas, estivessem estas ao gosto do diretor, ou nao ("eu ganho pra fazer um filme, não dois") a verdade é que o Frank Sinatra era um bom ator. Não somente em musicais de grande qualidade como Alta Sociedade, por exemplo, mas também fazendo papéis de policiais durões, viciados em drogas, soldados desajustados (Oscar), vilões em westerns como o supra citado, ou pistoleiros de toda ordem.
    Esse era realmente um grande artista.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com sua opinião. Frank Sinatra era um excelente cantor, um dos 3 melhores que surgiram na história. E também era um bom ator, que tinha inteligência para trazer aspectos de sua própria personalidade pessoal aos papéis que interpretava no cinema.

    ResponderExcluir