sábado, 4 de fevereiro de 2023

The Beatles - From Me to You / Thank You Girl

The Beatles - From Me to You / Thank You Girl
As coisas começaram a melhorar para os Beatles nesse single. Foi o primeiro do grupo a chegar em primeiro lugar na parada britânica. Saiu-se também muito bem nas demais paradas de toda a Europa. Os Beatles começavam a chamar atenção por causa do sucesso de suas músicas. As letras, como podemos ver nesse compacto, eram simples, basicamente temas de amor adolescente. E não havia nada de errado nisso, fazia parte da cultura musical jovem da época. 

A música "From Me to You" era basicamente uma cartinha de amor. Caiu rapidamente no gosto do público alvo. O lado B "Thank You Girl", por sua vez, não chamou muita atenção e ficou fora da discografia oficial dos Beatles por longos anos. Só ficou mais conhecida dos fãs atuais por causa de sua inclusão na coleção "Past Masters". Boa faixa com clara valorização da percussão executada por Richard Starkey, o Ringo Starr.

A imagem dos Beatles também começava a ser mais conhecida. O empresário do grupo havia suavizado a imagem deles, tirando os rapazes dos casacos de couro negro e os colocando em ternos refinados bem cortados. E também tirou toda aquela brilhantina do cabelo dos jovens músicos. Eles passaram a usar o cabelo liso, em franjas. Estilo francês.

Por que um homem rico e bem sucedido como Brian Epstein perdia tanto tempo se preocupando com aqueles jovens desconhecidos de Liverpool? Algumas biografias dizem que ele era apaixonado por John Lennon, mas essa é uma fofoca de bastidores, nunca confirmada. O que vale, no final das contas, é a música realmente fascinante que eles estavam produzindo naquela época.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. The Beatles
    From Me to You / Thank You Girl
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Essa transformação na aparência do Beatles, cabelos, roupas, pra mim só e aceitável se for verdade aquela historia da namorada do Stuart Sutcliffe, a fotografa nerd Astrid Kirchherr, que era na galera beatnik e os convenceu a se modernizarem.
    Acho pouco crível que um empresário, por mais sofisticado que fosse o Brian, convencesse os clones do Elvis Presley e Marlon Brando, a mudar a aparência, a atitude, que ele consideravam rebelde e roqueira.

    ResponderExcluir
  3. Lennon disse em entrevista nos anos 70 que os ternos tinham sido impostos por Brian. Já os cabelos podem ser creditados a Astrid.

    ResponderExcluir