quarta-feira, 16 de junho de 2010

Elvis Presley - Girls! Girls! Girls! - Parte 2

"Return to Sender", criação da dupla formada por Otis Blackwell e Winfield Scott, foi o grande hit desse álbum. Foi lançada como single, com a romântica "Where Do You Come From" no lado B. No filme Elvis resolveu fazer uma pequena homenagem ao cantor Jackie Wilson, recriando sua maneira de cantar, gestos característicos, etc. Falecido nos anos 1980, esse artista foi considerado um dos melhores cantores de soul da história da música norte-americana. Realmente foi um nome fundamental. Elvis aqui deixou esse pequeno tributo a ele. Claro, ficou tudo muito bom.

"Where Do You Come From" que vinha no lado B do single "Return to Sender" também era uma boa faixa da trilha sonora desse filme. Uma música romântica ao velho estilo, com Elvis caprichando na vocalização. Foi composta por outra dupla talentosa formada por Ruth Bachelor e Bob Roberts. Não ficariam apenas nessa gravação. Elvis iria gravar outros temas dessa dupla de compositores, quase sempre músicas bem românticas para filmes de Elvis em Hollywood. Era uma característica deles.

Bem, o personagem de Elvis nesse filme era um jovem que sonhava em comprar seu próprio barco de pesca. Esse tipo de embarcação estava na faixa de 10 mil dólares. Então ele passava o filme inteiro procurando um jeito de arranjar essa quantia para comprar seu tão sonhado barco no Havaí. E com esse tema em cima da mesa os compositores da trilha sonora tinham que compor músicas nessa linha. Não no estilo havaiano que havia sido ouvido na trilha sonora de "Blue Hawaii", mas algo diferente.

Acabaram se saindo com temas como "Thanks to the Rolling Sea". Essa faixa, meio pop, meio rock, com sabor caribenho, foi criada pelo famigerado trio "Kissin Cousins" formado por Bill Giant, Bernie Baum e Florence Kaye. Segundo algumas biografias eles tinham duas características que faziam com que o Coronel Parker gostasse deles. Era rápidos e baratos. Suas músicas custavam muito menos do que qualquer criação de um Leiber e Stoller, por exemplo. Então para o Coronel, que visava principalmente lucro, estava bom demais. No final das contas essa música é até legalzinha. Nada memorável, mas que funcionava dentro do contexto do filme.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Elvis Presley
    Girls! Girls! Girls! - Parte 2
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que num show uma cara jogou um sapato no Elvis e ele nem pensou, cantou o sapato e tacou de volta no sujeito, cantou Return to Sender e caiu na gargalhada.

    ResponderExcluir
  3. Ele no máximo cantou uma vez essa música em Las Vegas e olhe lá! Alguns álbuns foram ignorados completamente por Elvis em seus anos Vegas. A maioria trilhas, claro!

    ResponderExcluir