sábado, 5 de junho de 2010

Elvis Presley - Welcome to My World - Parte 1

Esse álbum foi uma coletânea lançada pela RCA Victor em março de 1977. Assim quando Elvis faleceu esse era um dos discos disponíveis nas lojas o que fez com que se tornasse um sucesso de vendas, sendo premiado com o disco de ouro e platina pelo número de cópias vendidas. Uma questão de estar no momento certo, na hora em que os fãs correram às lojas para comprar tudo o que havia de Elvis em catálogo.

Dito isso é preciso saber que de maneira em geral é um disco sem maiores novidades, composto praticamente todo de reprises, com ênfase em um repertório mais country e romântico. Uma das coisas que gosto muito desse disco é sua capa. Para isso aconselho os fãs a irem atrás do vinil original pois a capa de um disco de vinil é muito mais interessante nesse ponto do vista artístico que aquelas pequenas capas de CDs. No LP original temos a oportunidade de apreciar bem o trabalho desse talentoso artista que captou Elvis muito bem em sua ilustração. Certamente é uma das capas mais bonitas da discografia de Elvis.

O disco se chamou "Welcome to My World". Essa música nunca foi gravada em estúdio por Elvis. Ela já tinha aparecido antes, como faixa inédita dentro da discografia do cantor, no disco "Aloha From Hawaii". Muitos consideraram a performance de Elvis nessa canção um dos pontos altos daquele especial de TV. Concordo com essa visão. Realmente é uma bela música, muito adequada para o momento em que Elvis vivia. Com boa letra e excelente arranjo, marcou a carreira do cantor, a ponto inclusive de ter se tornado um sucesso nas rádios. O que teria a criticar aqui é que a RCA apenas reprisou a mesma versão do "Aloha". Teria sido uma boa ideia na época sugerir que Elvis gravasse a música em estúdio. Seria assim uma novidade para os colecionadores. E isso certamente impulsionaria ainda mais as vendas.

Do cantor e compositor Kris Kristofferson temos aqui sua bela criação chamada "Help Me Make It Through the Night". É interessante saber que segundo seu próprio autor ela foi composta para ser gravada por Frank Sinatra. E tudo se baseando em uma entrevista dele, onde afirmava que atravessar a noite era o mais duro para ele naquele momento de sua vida. Usando isso de tema, Kris Kristofferson criou sua música. É bem provável que Elvis também tenha se identificado com essa letra. É sabido de todos que o cantor sofria de insônia e muitas vezes passava as noites acordado. É curioso saber que o compositor original mirou em Sinatra, mas acabou acertando mesmo em Elvis Presley.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário