sexta-feira, 4 de junho de 2010

Elvis Presley - Welcome to My World,- Parte 4

As sessões de Elvis no American Studios foi uma consequência natural de sua apresentação no NBC TV Special, o "Comeback Special" que trouxe Elvis de volta aos seus melhores momentos. Não mais a gravação em série de trilhas sonoras para filmes em Hollywood, mas sim a busca por material musical de maior qualidade. A música "Gentle on My Mind" fez parte desse pacote de renovação.

Essa canção foi gravada na madrugada do dia 14 de janeiro de 1969, no American Studios em Memphis, Tennessee. Elvis estava particularmente inspirado nessa noite, chegando nas versões definitivas de outras músicas como "You'll Think of Me", "I'm Movin' On" e "A Little Bit of Green". A música foi composta por John Hartford, cantor e compositor de Nova Iorque, muito conhecido por suas criações musicais nos gêneros de bluegrass, country e folk.

"Make the World Go Away" foi gravada em junho de 1970. Fez parte das sessões de gravações conhecidas posteriormente como a maratona de Nashville, porque naquela ocasião Elvis iria gravar uma grande quantidade de músicas que seriam lançadas em discos ao longo dos próximos anos. Nessa mesma noite ele também chegaria nas versões finais de "Funny How Time Slips Away", "I Washed My Hand in Muddy Water" e "Love Letters". Elvis, como se pode perceber, estava mais afiado do que nunca.

Esse country foi composto por Hank Cochran. Ele foi um cantor e compositor muito popular no circuito musical de Nashville, a capital mundial da country music. Escreveu músicas para inúmeros artistas como Patsy Cline, Ray Price e Eddy Arnold. Nomes que hoje em dia são pouco lembrados, mas que dentro da cultura country daquela época eram verdadeiros astros e estrelas do cenário musical. Curiosamente o auge da popularidade de Hank aconteceu durante a década de 1960, só que nesse período Elvis se concentrou em suas filmes de Hollywood e esse compositor não fazia esse tipo de material. Só depois, quando Elvis procurou redirecionar sua carreira foi que finalmente o caminho deles se cruzaram. A versão de Elvis ficou excelente e um tanto grandiosa, algo que de certa forma ia contra o próprio estilo country, que se baseava mais na simplicidade da vida do interior.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário