quinta-feira, 3 de junho de 2010

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee - Parte 1

Esse álbum foi gravado em circunstâncias únicas na carreira de Elvis. Há tempos ele vinha ausente dos estúdios. A RCA Victor vinha sucessivamente marcando datas para Elvis comparecer em estúdio na cidade de Nashville, porém ele sempre desmarcava na última hora, alegando uma desculpa qualquer. O problema é que a RCA precisava colocar no mercado algum disco novo de Elvis com músicas inéditas. A fórmula de se lançar discos ao vivo já havia se esgotado, já não vendia mais tanto como antes. Ele tinha que voltar para novas gravações.

O produtor Felton Jarvis então encontrou uma saída inusitada. Já que Maomé não iria à montanha, que a montanha fosse até Maomé. Assim uma unidade móvel de gravação foi levada até Graceland. Inicialmente o produtor pensou em realizar as sessões na quadra de raquetebol, mas a acústica não favorecia em nada, apesar do ambiente ser amplo, onde todo o grupo poderia ser alojado. Assim que desistiu ele foi em busca de outro lugar na mansão. Pensou em gravar na sala de estar, mas também não daria muito certo, não era o lugar ideal.

A solução foi encontrada na chamada "Sala das Selvas". O nome desse ambiente era bem propício. Elvis havia adquirido todos aqueles móveis após seu pai Vernon comentar um dia que havia visto a mobília mais feia de sua vida numa loja de Memphis. Um monte de cadeiras e sofás que tentavam imitar o estilo tropical, mas com resultados sofríveis. Algo de muito mau gosto. Era tudo muito brega na opinião de Vernon. Isso acendeu uma luzinha na cabeça de Elvis. Ele que não perdia uma piada e estava sempre mostrando um humor à toda prova decidiu ir até a loja e comprar todos aqueles móveis feios. Colocou tudo na sala de TV de Graceland e passou a chamar o lugar de "A Sala das Selvas". Aquela imitação falsa de ambientação da Polinésia não passava mesmo de uma grande brincadeira por parte de Elvis, imaginem vocês! E foi nesse lugar de móveis com gosto bem duvidoso que Felton Jarvis decidiu colocar todo o equipamento de gravação da RCA Victor.

Porém isso seria apenas o começo dos problemas que viriam. Após tanto esforço o produtor Felton Jarvis descobriu que mesmo estando todos em Memphis não seria tão fácil assim colocar Elvis na frente de um microfone para gravar músicas novas. Ele geralmente descia as escadas, dava uma olhada nos equipamentos montados na Sala das Selvas e voltava a se desculpar, dizendo que sua garganta não estava boa, que sua voz não estava em um dia bom e por aí vai. Era sempre a mesma coisa, com Elvis dizendo a Jarvis que "Amanhã seria um dia melhor" ou então que "Amanhã a gente começa a gravar". Só que esse dia parecia nunca chegar. Realmente Elvis não parecia ter nenhum ânimo para gravar algo novo. Até mesmo a chegada de novas motos que ele havia comprado era desculpa para não gravar nada. O pobre Jarvis já estava com a paciência acabando!

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário