quinta-feira, 3 de junho de 2010

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee - Parte 2

Gosto bastante de "For The Heart". É um country alta astral, algo que contrasta positivamente com as demais músicas, todas mais na linha melancólica. Essa canção foi composta por Dennis Linde. Ele já havia criado um dos grandes sucessos de Elvis nos anos 70, a ótima "Burning Love". Por isso acabou sendo natural para Elvis gravar essa faixa.

Durante um tempo a RCA Victor pensou em colocar essa canção como Lado A do single extraído desse álbum, mas na última hora a deslocaram para o Lado B, colocando "Hurt" como a faixa principal do compacto. A letra é simples. Sentimento country por excelência. O que se sobressai mesmo é o ritmo, bem agradável.

"Danny Boy" é uma música histórica. Faz parte da tradição, da cultura irlandesa. Por isso alguns historiadores de arte afirmam que sua origem segue sendo desconhecida. Claro, algumas versões mais recentes foram gravadas, porém todas elas partindo de uma fonte centenária desconhecida. Um dos primeiros registros dentro da indústria musical veio do começo do século XX, mais precisamente de 1910. Essa veterana gravação foi assinada por Frederic E. Weatherly, Muito em voga entre imigrantes irlandeses que moravam nos Estados Unidos, acabou entrando também dentro da cultura do país que se tornava o seu novo lar.

Elvis gostava muito da música. Já no final dos anos 50 houve algumas gravações informais com ele. Elvis estava na Alemanha, cumprindo serviço militar. Por isso arriscou algumas notas ao piano. Ficou muito bom., Se você tiver interesse em ouvir esse registro procure pelo CD do selo FTD intitulado "In a Private Moment". Outra dica é ouvir o CD "Tucson 76" que traz uma rara versão ao vivo da música. Acredito inclusive que Elvis deveria ter explorado mais a canção em seus concertos. Pena que isso efetivamente não aconteceu. O público certamente teria apreciado essas inspiradas performances do cantor.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário