quarta-feira, 23 de junho de 2010

Elvis Presley - Biografia - 1962

Janeiro de 1962 - Elvis comemora seu 27º aniversário e é homenageado por Dick Clark no famoso programa "American Bandstand".

Fevereiro de 1962 - Elvis lança o single "Good Luck Charm / Anything that's Part of You". Good Luck Charm (Schroder/Gold) - Esta canção foi a última de Elvis até "Suspicious Minds" a alcançar o primeiro lugar entre os singles mais vendidos da parada americana. Isto reflete de certa forma a dificuldade no qual Elvis iria passar até 1969 quando ele voltaria de novo ao topo. Entre as causas desta "maré baixa" enfrentada por Elvis estavam a má qualidade de suas trilhas de filmes aliados à crescente concorrência da invasão britânica (Beatles e Rolling Stones).Anything that's Part of You (Robertson) - Uma das mais belas músicas de Don Robertson interpretadas por Presley nos anos 60. Robertson era mesmo um craque em músicas românticas, pena que esta foi de certa forma desperdiçada como Lado B do single "Good Luck Charm" em fevereiro de 1962. De certa forma o LP Elvis Golden Records vol.3 a colocou finalmente no lugar que merece, ou seja, entre as "gravações douradas de Elvis".

Março de 1962 - Estréia Follow That Dream (Em cada sonho um Amor, no Brasil) - Elvis faz o papel de um jovem caipira que luta contra o governo que quer tirar as terras de sua família. Com direção de Gordon Douglas e contando no elenco com Arthur O'Connel e Ann Helm. Em Abril de 1962 a RCA Victor lançou toda a trilha desse filme em um EP, compacto duplo com quatro canções: Follow That Dream, Angel, What a Wodrefull World e I'm Not the Marryng Kind. O EP chegou ao 15º lugar na parada de sucessos da revista Billboard.

Março de 1962 - Elvis volta ao Havaí para mais um filme, Girls, Girls, Girls (Garotas, Garotas e mais Garotas). Oito mil fãs o esperam no aeroporto de Waikiki. As tomadas serão gravadas em locação na ilha de Kona Coast. Novamente na direção Norman Taurog.

Junho de 1962 - É lançado o disco "Pot Luck With Elvis".
Durante os anos sessenta a carreira de Elvis iria seguir os objetivos traçados pelo Coronel Tom Parker, ou seja, Elvis iria estrelar três filmes por ano. Estes filmes iriam ser acompanhados por trilhas sonoras que seriam lançadas junto com os filmes durante os feriados americanos. A meta sem dúvida era transformar Elvis em um ator e para isso até sua maravilhosa carreira musical deveria ser colocada de lado. Desta forma poucas músicas foram gravadas por Elvis sem que estas fizessem parte de alguma trilha de filme durante este período. As canções deste disco não fazem parte de nenhum filme de Elvis (exceto "Steppin'Out of line") e foram gravadas entre as gravações das trilhas dos filmes "Follow That Dream" (em cada sonho um amor, 1962) e "Kid Galahad" (talhado para campeão, 1962). O maior sucesso de Elvis nas telas em 1962 foi o filme "Girls, Girls, Girls" (garotas e mais garotas, 1962). O que se pode notar é que mesmo toda a correria para gravar as canções deste disco, elas são muito superiores às músicas das trilhas que Elvis gravou no período. Elvis era um ótimo cantor e um ator apenas mediano, infelizmente o empresário Tom Parker só iria chegar a esta conclusão no final dos anos sessenta.

Destaques do disco: Kiss Me Quick (Doc Pomus / Mort Schuman) - O maior sucesso de Elvis Presley no Brasil. Interessante notar que este sucesso todo só ocorreu mesmo em nosso país, sendo que "Kiss me Quick" teve uma discreta passagem pelas paradas americanas (trigésimo quarto lugar na parada da revista Billboard). Ela foi lançada também como canção principal de um single com "Suspicion" no lado B. "Kiss me Quick" foi gravada no dia 25 de Junho de 1961 em Nashville. Em 1977 foi lançado um disco no Brasil que se tornou um de seus mais populares LPs por aqui. A coletânea se chamava "Elvis - Disco de Ouro", e tamanho foi o sucesso que ela foi relançada no mínimo seis vezes ao longo dos anos. As faixas que puxavam o disco eram justamente "Kiss me Quick" e "It's Now or Never". Something Blue (Paul Evans / Al Byron) - Outro momento romântico do disco. O disco Pot Luck alcançou a quarta posição na parada da revista Billboard, sendo este desempenho considerado insatisfatório pelo Coronel e pelos executivos da RCA, porém se ele não obteve o sucesso esperado a sua qualidade é indiscutível como se percebe quando se ouve esta canção. Ela foi gravada no dia 18 de março de 1962. Bom momento romântico deste trabalho musical, que é caracterizado pelo bom gosto, estilo e qualidade. That's Someone You Never Forget (Red West / Elvis Presley) - Composição do Rei do Rock junto com seu guarda-costas Red West. Elvis conheceu Red ainda adolescente e ambos se tornaram grandes amigos. Em 1976 Elvis acabou demitindo Red que junto com seu irmão Sony escreveriam o livro "Elvis, What Happened?" (Elvis, o que aconteceu?). Este livro trazia pela primeira vez ao público aspectos da vida particular de Elvis como o abuso de drogas entre outras coisas. Triste fim para uma longa amizade.

Junho de 1962 - Priscilla chega para passar as férias ao lado do namorada em Memphis. Tudo é feito com discrição para não levantar suspeitas na imprensa. Elvis viaja com Priscilla à Las Vegas onde vão à shows, visitam butiques caras e namoram à luz de velas em restaurantes da moda. Em um deles Elvis é reconhecido e tem que sair pela porta dos fundos por causa do tumulto causado pelos fãs. Apesar de tudo o romance entre os dois renasce de forma mais forte do que quando estavam na Alemanha.

Julho de 1962 - A RCA lança o single "She's Not You / Just Tell Her Jim Said Hello". She's Not You (Pomus/Stoller/Leiber) - Uma rara parceria entre Leiber & Stoller e o compositor Pomus. O Resultado infelizmente não fez jus ao talento das partes envolvidas. Esta é uma canção de Presley que envelheceu o que de certa forma não aconteceu com a maioria das canções de Elvis. Ela foi lançada em julho de 1962 com "Just tell Her Jim Said Hello" no lado B. Já a deliciosa canção Just Tell Her Jim Said Hello de autoria de Jerry Leiber e Mike Stoller se tornou a melhor parte do single, porém como foi lançada como Lado B acabou se tornando mais uma excelente gravação desperdiçada dentro da carreira de Elvis.

Julho de 1962 - Elvis viaja à Seattle para as filmagens de It Happened At The World's Fair (loiras, ruivas e morenas).

Julho de 1962 - Mais um filme de Elvis chega às telas. Kid Galahad (talhado para campeão, no Brasil) é uma refilmagem de um filme de mesmo nome estrelado por Humphrey Bogart e Bette Davis na época de ouro de Hollywood, com direção do premiado diretor Michael Curtiz. Aqui Elvis conta com Charles Bronson e direção de Phil Karlson. A trilha sonora com todas as músicas do filme é lançada em agosto desse mesmo ano em um EP, compacto duplo com as seis canções: King Of The Whole Wide World, This is Living, Riding The Rainbow, Home is Where The Heart is, I Got Lucky e A Whistling Tune. O EP chega ao 30º lugar na Billboard.

Curiosidades: Tom Parker também era um homem com extraordinários poderes psíquicos. Ele era, por exemplo, um ótimo hipnotizador. Durante os anos em que as organizações Presley esteve confinada a uma tediosa rotina de fazer um filme atrás do outro, o Coronel uniu seu estilo bonachão aos seus poderes de controlar a mente produzindo cenas de irresistível humor, como conta Albert Goldman em seu livro "Elvis": "Durante as filmagens de Kid Galahad, certa vez o coronel hipnotizou Sonny West, o guarda costas de Elvis, instruindo-o para que dissesse ao diretor Phil Karlson que o filme cheirava mal, a atuação era horrível, a direção era nojenta e toda a produção era uma terrível perda de tempo. Num intervalo da filmagem, o grande, corpulento Sonny caminhou até o diretor e lançou-lhe a impressionante e insultosa conversa. O diretor ficou boquiaberto com o choque, enquanto o Coronel bebia a cena, rindo consigo mesmo e esforçando-se para que seu rosto não o traísse. Finalmente Karlson gritou: "Quem é esse sujeito? Tirem-no daqui!" Quando lhe explicaram a piada, o diretor ficou espantado por Sonny West ter atuado tão convincentemente e sem dar um sorriso sequer. "Ele estava hipnotizado" explicou o Coronel. "Ele não poderia ter feito isso de outro jeito". Virando-se para Sonny o diretor do filme perguntou: "Isso é verdade?" "Sim Senhor, é verdade sim", admitiu Sonny. Os dotes psíquicos do Coronel não eram limitados apenas à hipnose. Há anos ele sofria de uma ruptura de disco na coluna, motivo pelo qual ele sempre usava uma bengala. Mas nunca se submeteu a uma cirurgia, preferindo controlar a dor, às vezes insuportável, através do poder de sua mente.

Outubro de 1962 - A RCA lança o single "Return do Sender".
Para promover o filme "Girls, Girls, Girls" é lançado o single "Return To Sender / Where do You Come From". Return To Sender (Blackwell / Scotty) - O grande sucesso do filme. Foi lançado como lado principal de um single de grande sucesso. Chegou ao segundo lugar nas paradas. Aqui Elvis homenageia o estilo do cantor de soul Jackie Wilson. Inclusive na cena em que ele canta esta música ele faz questão de usar os mesmos movimentos de Wilson. Um fato curioso e engraçado: Uma vez em Las Vegas um sujeito jogou um sapato no palco, Elvis que não perdia uma piada, pegou o sapato e jogou de volta cantando "Return to Sender" (de volta ao remetente). A platéia foi ao delírio. Em tempo: a música é de autoria do guitarrista Scotty Moore. Where do You Come From (Batchelor / Roberts) - Lado B do único single extraído deste disco. A introdução é puro romantismo, com Elvis acompanhado sozinho pelo piano. Logo após entra o apoio vocal do grupo The jordanaires de forma soberba. Em resumo: Elvis, o pianista Dudley Brooks e os Jordanaires em grande momento.

Novembro de 1962 - Estréia "Girls, Girls, Girls" (Garotas, Garotas e mais Garotas no Brasil). "Girls, Girls, Girls" é um típico filme de Elvis Presley dos anos 60. Rodado no Hawaii, com direção de Norman Taurog e produzido por Hal B. Wallis, a película foi o maior sucesso do cantor nas telas no ano de 1962. Começou a ser filmado com os títulos provisórios de "Cumbo Ya-Ya", "Welcome Aboard", "Jambalaya" e "A girl in Every Port" e finalmente mudado para "Girls, Girls, Girls" por causa da música dos Drifters. O grande problema de filmes como este é que acabaram levando Elvis a se distanciar de seu público, pois nesta época ele parou de fazer shows ao vivo. Assim quem queria ver Elvis, só pagando uma entrada de cinema. Esta era a visão equivocada do empresário do cantor, Tom Parker. Sem shows, gravando as músicas que os estúdios lhe colocavam a disposição, Elvis começou a se isolar cada vez mais. As trilhas ainda faziam sucesso nesta época, mas a partir de 1963, os fãs clubes iriam promover uma campanha para ele voltar à estrada. Infelizmente isso só iria ocorrer seis anos depois. Isolado e distante da realidade das pessoas, que eram sempre a grande fonte de inspiração do estilo Presley, ele iria amargar nos anos seguintes uma grave crise artistica. Mas essa é uma outra história...

Destaques do disco: Girls, Girls, Girls (Leiber / Stoller) - Dois minutos e trinta segundos de prazer. Um dos melhores temas principais de filmes do cantor. A dupla Leiber e Stoller escreveu esta canção para o grupo The Drifters em 1961. Foi lançada no mesmo ano pelo selo Atlantic, alcançando um grande sucesso. Elvis gravou duas versões diferentes: uma na tarde do dia 27 e outra na madrugada do dia 28. Esta última versão foi utilizada na cena final do filme. Destaque para o saxofonista Boots Randolph e o grupo The Jordanaires. Because of Love (Batchelor / Roberts) - Romântica, linda, voz perfeita de Elvis, um verdadeiro prazer sem culpas. Foram gravadas 16 canções para este filme, mas só utilizaram 13, deixando de fora: "Mama", "Dainty Little Moonbeams" e "Plantation Rock", esta última aliás uma injustiça, pois é muito boa. Não perde em nada para outras canções deste disco, mas, o pessoal da Paramount resolveu fazer alguns cortes e a música foi arquivada. Uma pena. I Don't Wanna Be Tied (Giant / Baum / Kaye) - Belo embalo. Bem ao estilo do Pop dos anos 60. Aqui Scotty Moore se faz mais presente comandando a banda de apoio de Elvis. O arranjo aliás é bem elaborado com introdução de novos instrumentos de percussão. O final é característico das canções de Blues.

Dezembro de 1962 - Priscilla Ann Beaulieu chega para passar o natal e ano novo ao lado de Elvis em Graceland.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário