sábado, 5 de junho de 2010

Elvis Presley - Welcome to My World - Parte 2

Dando continuidade na análise do álbum "Welcome To My World" vamos tecer mais comentários sobre algumas de suas músicas. "I'm So Lonesome I Could Cry" é um clássico da música country dos Estados Unidos. Ela foi composta e gravada pela primeira vez por Hank Williams. No Brasil ele não é muito conhecido, mas em seu país natal ele é considerado um verdadeiro ícone do estilo musical. Chega a ser reverenciado até hoje pelos cantores que seguem sua linha. Elvis não ignorava a importância de Hank. Afinal ele foi um garoto ouvindo rádio em Memphis e obviamente os discos desse astro country eram os mais tocados.

Hank Williams teve uma morte trágica, morrendo no banco traseiro de seu carro. Ele estava no auge de sua glória como artista quando isso aconteceu. Até hoje sua morte segue sendo um mistério. Para muitos morreu de tanto beber. Para outros ele tinha uma doença não diagnosticada, o que o levou à morte de forma repentina. De uma maneira ou outra Elvis não deixaria esse nome passar em branco na sua discografia. A versão que temos aqui nesse álbum foi a mesma que foi lançada no disco duplo "Aloha From Hawaii", o que não deixou de ser um desapontamento para os colecionadores da época que esperavam por alguma versão inédita. Na época porém essa não era a política da RCA em suas coletâneas. Era uma outra mentalidade.

Para quem estava em busca de algo inédito a única consolação vinha no final do disco com uma gravação ao vivo e inédita de "I Can't Stop Loving You". Foi a única novidade de um álbum que não primava pelas gravações inéditas. Eu penso que Elvis Presley cantou demais essa faixa em seus concertos nos anos 1970. E quando isso acontecia ele criava uma certa preguiça em cantar corretamente as músicas. Geralmente, quando já estava de saco cheio mesmo, ele combinava a música com algumas piadinhas, mudando sua letra para arrancar alguns sorrisos do público. Essa aqui felizmente escapou, mas podemos ainda perceber um certo cansaço de Elvis em ter que repeti-la mais uma vez. Ele deveria ter adotado algumas mudanças em seu repertório para que isso não viesse a acontecer.

Kris Kristofferson também surgia presente nesse disco com sua bonita "For the Good Times". Era uma boa versão de Elvis da música, gravada ao vivo, no dia 10 de junho de 1972. Como Elvis havia optado mesmo pelo country em sua fase final de carreira, ele tinha basicamente dois caminhos a seguir. Revisitar o antigo country, a música clássica do interior dos Estados Unidos, gravando gente como Hank Williams e também trazer versões de artistas contemporâneos, como acontece aqui. A letra tinha um certo tom de nostalgia. No final de tudo combinava bem com o tipo de trabalho que Elvis vinha desenvolvendo. Era uma canção country e em sua letra trazia um sentimento de saudade do passado. Isso era puro Elvis naquele período, não há como negar.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário