quarta-feira, 16 de junho de 2010

Elvis Presley - Girls! Girls! Girls! - Parte 1

Retomando os comentários sobre os álbuns oficiais da carreira de Elvis Presley vamos tratar aqui da trilha sonora do filme "Girls! Girls! Girls!". Esse disco foi lançado em novembro de 1962 e a RCA Victor tinha claramente a intenção de repetir o grande sucesso da trilha sonora de "Blue Hawaii" (Feitiço Havaiano, de 1961). O filme também seria filmado no Havaí, mas o produtor Joseph Lilley optou certamente por não voltar para aqueles arranjos havaianos do disco anterior. Assim "Girls! Girls! Girls!" apresentaria uma sonoridade própria. E sem dúvida temos aqui um título de Elvis bem agradável de se ouvir. Há uma certa irregularidade entre as músicas, algumas muito boas, outras mais fracas. O conjunto entretanto sempre me soou muito bom de se ouvir.

E o álbum começa muito bem com a faixa título "Girls! Girls! Girls!". Essa música foi composta pela ótima dupla Leiber e Stoller, mas não havia sido composta especialmente para Elvis. Só depois é que foi selecionada para ser a canção tema do filme. É um ótimo momento, onde se sobressai o talento do saxofonista Boots Randolph. Sempre que havia necessidade de um belo solo de sax, esse músico era chamado para tocar nas gravações de Elvis. Nessa faixa ele teve total liberdade, algo parecido havia acontecido na gravação de "Reconsider Baby" do disco "Elvis is Back!". O resultado não poderia ser diferente, logo se revelou dos melhores.

A música seguinte mantinha o bom nível do disco. "I Don't Wanna Be Tied" foi composta pelo trio Bill Giant, Bernie Baum e Florence Kaye. Esse trio iria cair nas graças do Coronel Parker e conforme o tempo foi passando eles foram compondo mais e mais músicas para os filmes de Elvis. Um exemplo seria a trilha sonora de "Kissin Cousins", praticamente toda composta por eles. Aqui escreveram um bom tema que apresenta ótimo ritmo, bem cadenciado. Há também um certo sabor caribenho em seu arranjo.

Entre as baladas eu destaco "Because of Love". Composta por Ruth Bachelor e Bob Roberts é um dos bons momentos românticos da trilha sonora. Tem claramente seus clichês, mas isso passa longe de prejudicar o resultado final. Elvis parece bem à vontade em sua performance. O interessante é que no roteiro do filme o coração do personagem de Pelvis era disputado por duas mulheres, como sempre uma mais jovem e uma mulher mais madura. E essa love song, claro, era mais um tema de amor dentro da história do filme. Se isso se perdeu com o tempo, a canção ainda se manteve firme com uma das melhores faixas dessa trilha sonora.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Elvis Presley
    Girls! Girls! Girls! - Parte 1
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme começava a definir o que seria a carreira do Elvis até 1968, com alguns melhores e outros muito piores. Em relação as canções, por incrível que pareça, esse não é dos piores, principalmente na hora que o Elvis canta no nigth club imitando os trejeitos do Jackie Wilson.

    ResponderExcluir
  3. É uma boa trilha sonora. Nada de muito excepcional, nenhuma obra-prima musical, mas para as pretensões do filme em si, estava de bom tamanho. Eu também gosto de Return to Sender. Vou comentar sobre ela nos próximos textos.

    ResponderExcluir