quarta-feira, 2 de junho de 2010

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee - Parte 3

Esse disco tem uma sonoridade bonita. Muitos aproveitaram para criticar o álbum por ele ter sido gravado em Graceland, na sala das selvas, mas discordo desse tipo de ponto de vista. Penso que gravar em casa trouxe uma certa paz de espírito para Elvis. Ele se sentiu confortável e tranquilo e isso resultou em boas faixas para o disco. "Blue Eyes Crying In The Rain" me passa exatamente esse tipo de sensação. Ao ouvir a canção podemos perceber que Elvis estava completamente à vontade.

É uma canção antiga, gravada por Hank Williams, muito embora ele não a tivesse composto. Quem a gravou pela primeira vez foi o cantor country Roy Acuff. Ele era natural de Maynardville, Tennessee, uma cidade relativamente próxima de Memphis. Assim era algo muito próximo de Elvis Presley. O single original chegou nas lojas e começou a tocar nas rádios em 1951. Na época Elvis tinha apenas 16 anos e era apenas um colegial. Porém ele apreciou batante a canção. Por isso a gravou em Graceland décadas depois. É interessante saber que essa canção quase foi gravada nas sessões de "Elvis is Back!" de 1960. Ele fez parte da lista de músicas sugeridas a Elvis naquele momento. O cantor porém não chegou nem a ensaiar a melodia com sua banda.

"Hurt" foi a principal faixa desse álbum. Foi lançada como lado A do único single extraído do disco e virou a "música de trabalho" para promover o LP durante os concertos de Elvis realizados em 1976. Um crítico de Nova Ioirque comentando sobre o "From Elvis Presley Boulevard" chegou a escrever em sua coluna que estava surpreso, pois Elvis estava próximo de virar um cantor de ópera. Apesar da fina ironia seu comentário não estava mesmo muito longe da verdade. Em seus anos finais Elvis passou a adotar um tom mais forte nas músicas, mostrando todo o seu potencial vocal. Devo dizer inclusive que essa foi uma das grandes gravações de Elvis em seus anos finais. Ele foi perfeito na sala das selvas.

"Hurt" foi originalmente lançada em 1954. A primeira gravação foi de Roy Hamilton, talentoso cantor negro que começou sua carreira no estilo gospel. Só depois de alguns anos é que ele finalmente começou a gravar R&B e soul. É interessante notar que por essa época de sua vida Elvis estava com várias músicas de Roy na sua mente. Tanto que iria gravar ainda "Unchained Melody", que Hamilton também havia gravado anos antes. Sua gravação resultou numa belíssima versão dessa canção. Além disso a proximidade de Elvis com ele não era recente. Basta lembrar do clássico "You'll Never Walk Alone". Muitos lembram de Hurt por causa da versão de Timi Yuri em 1961. Porém temos que dar também todos os créditos para Hamilton, já que Elvis simplesmente adorava seus discos antigos.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário