segunda-feira, 7 de junho de 2010

Elvis Presley - Moody Blue - Parte 2

Eu considero esse álbum de Elvis bem mais para cima do que o anterior. Aqui há um considerável número de músicas mais alegres e movimentadas. O resultado desse conjunto se traduz em um disco mais agradável de se ouvir, sem ter a melancolia do "Elvis Presley From Boulevard", considerado por muitos como um disco pesado, de complicada audição. Um bom exemplo de que "Moody Blue" tem um astral melhor vem de músicas como "Way Down". Gravada em Graceland, essa música tem uma linha de baixo bem marcante. É um country rock de qualidade. A RCA Victor viu potencial e lançou a canção em single, com destaque. Acabou chegando em primeiro lugar na parada country, um ótimo retorno comercial para a carreira de Elvis.

E por falar em country music... "If You Love Me (Let Me Know)" era a melhore representante do estilo dentro do disco. Essa faixa foi gravada ao vivo no show do dia 26 de abril de 1977. Inicialmente a gravadora não pensou em utilizar a faixa em um álbum oficial de Elvis, mas pesquisando no material gravado pela RCA que estava arquivado em Nashville, material obtido nas turnês de Elvis, o produtor Felton Jarvis resolveu selecionar esse momento para compor o disco "Moody Blue", até porque o LP necessitava de dez a doze faixas e Jarvis não tinha material suficiente de estúdio para isso. Em razão dessa escassez, o álbum acabou saindo misto, com músicas gravadas em estúdio (entenda-se a sala das selvas em Graceland) e músicas gravadas ao vivo. Antes a RCA priorizava a separação das duas coisas. Ou o disco vinha apenas com gravações de estúdio ou totalmente Live, ao vivo. Na falta de maior número de faixas disponíveis, o jeito foi apelar para uma fórmula mais diversificada, o que resultou nesse disco em que se misturava as duas opções de gravação.

E a falta de material novo era tão grande que a RCA resolveu usar a mesma versão de "Let Me Be There" que já tinha sido lançada antes no disco ao vivo "Elvis Recorded Live on Stage in Memphis". Isso nunca tinha acontecido antes dentro de um disco oficial de Elvis! E o mais curioso de tudo é que a RCA Victor promoveu o álbum como o "novo disco de inéditas de Elvis Presley". Bom, como se pode perceber, nem todas as faixas eram realmente inéditas. Essa aqui, por exemplo, já era bem conhecida dos colecionadores. Gravada em Memphis no concerto que o cantor realizou em 20 de março de 1974, já era bem conhecida dos fãs. A boa performance de Elvis, por outro lado, até justificava uma nova audição. Apenas penso que a RCA poderia ter pincelado algo realmente inédito pois a gravadora havia gravado pelo menos dois concertos em Memphis. Por que não trouxeram alguma gravação do outro show? Complicado entender.

A faixa título do disco, a boa ""Moody Blue", foi gravada em Graceland no dia 4 de fevereiro. Essa foi a sessão que Elvis interrompeu quando chegou algumas motos novas que ele tinha comprado. É a tal coisa, gravar em casa, apesar de todo o esforço do produtor Felton Jarvis em fazer tudo da forma mais profissional possível, tinha seus problemas. Uma delas era a distração por parte de Elvis. Ele sempre estava interrompendo as gravações por um motivo ou outro. Quando as motos novas chegaram em Graceland Elvis perdeu o interesse pelas músicas que estava gravando. Ele preferiu ir conferir suas novas máquinas. E como ele adorava motos, a coisa só piorou. De qualquer maneira essa canção até que foi bem gravada. Com ritmo agradável, alegre, tem um sabor de nostalgia dos anos 1970. Repare bem no arranjo das guitarras. Poucas coisas poderiam ser mais característicos daquela época do que isso. Um bom momento de um disco que foi gravado com muitas distrações por parte do cantor, mas que no final até que funcionou bem. 

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário