domingo, 6 de junho de 2010

Elvis Presley - Moody Blue - Parte 3

"Pledging My Love" tem uma história estranha. Seu autor Ferdinand Washington afirmou que a canção foi composta no meio de uma crise suicida. Ele estava muito abalado com o fim de um relacionamento e decidiu colocar uma bala em seu revólver. Com uma garrafa de whisky na sua frente, ele começou a brincar de roleta russa, apertando o gatilho com a arma apontada para sua cabeça. Para sua sorte sobreviveu ao jogo mortal. Depois, já meio embriagado, deu os últimos retoques nessa canção, que é bem convencional, bem de acordo com o estilo country mais clássico dos anos 50, sem qualquer referência em sua letra sobre suicídio ou temas mais sombrios. Para falar a verdade a canção é até bem agradável de se ouvir, com um bonito arranjo, embora o tema da letra fale de desilusões amorosas.

Essa música foi lançada originalmente em Dezembro de 1954 pelo cantor Johnny Ace no finado selo Duke Records, um dos milhares de selos fonográficos ao estilo Sun Records que surgiram nos Estados Unidos naquela fase de popularização de gravações por pequenos estúdios. O próprio Elvis Presley foi fruto desse processo todo. Qualquer produtor musical com um pouquinho de investimento conseguia comprar uma mesa de gravação e saía gravando artistas locais. Quem sabe ele tirava a sorte e grande e conseguia um sucesso de vendas, fabricando os próprios singles por conta própria. Outro aspecto curioso é que o cantor Johnny Ace morreu em um acidente envolvendo armas de fogo, completando um ciclo meio macabro envolvendo essa música.

"She Thinks I Still Care" foi gravada por Elvis na sala das selvas em Graceland no dia 2 de fevereiro de 1976. Curiosamente em um tempo em que Elvis ia perdendo o interesse nas gravações de seus próprios discos ele abriu uma exceção em tudo e resolveu gravar duas versões diferentes dessa faixa, o que demonstrava acima de tudo que ele realmente gostava mesmo da música. A primeira versão foi bem ao estilo country de Nashville e essa versão foi a que acabou sendo escolhida para fazer parte da seleção musical do disco oficial. É uma boa versão, mas não é a minha preferida.

A melhor versão de "She Thinks I Still Care" foi aquela com estilo blues. Essa segunda versão ficou anos desconhecida dos fãs de Elvis Presley. Nunca foi lançada em sua vida e só depois de décadas é que chegou ao mercado. A forma mais simples de encontrá-la dentro da vasta coleção de discos lançados de Elvis é comprando o box "Walk a Mile in My Shoes: The Essential '70s Masters". Ela está no "Disc four: Studio Highlights 1971–1976", creditada como "unreleased alternate take". Na verdade não é apenas um take nunca lançado, mas uma versão completa, perfeita e com ótimo estilo. Em minha opinião bem melhor do que a versão original. Deveriam ter lançado no álbum de 1977, ou pelo menos como single. Arquivar uma gravação tão boa, por tantos anos, foi realmente um pecado.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário