domingo, 6 de junho de 2010

Elvis Presley - Moody Blue - Parte 4

"He'll Have to Go" foi gravada em Graceland, na sala das selvas, no dia 31 de outubro. É uma daquelas faixas que não fizeram sucesso na época, sendo apenas uma boa balada usada para completar o álbum. Gosto da letra, bem cinematográfica, retratando um momento complicado de um relacionamento que ficou no passado. Versos que mais parecem ter saído de um roteiro, como nos trechos em que Elvis canta: "Coloque seus doces lábios um pouco mais perto do telefone / Basta fingir que estamos juntos sozinhos / Diga ao homem para abaixar o som da jukebox / Você pode dizer ao seu amigo que está com você, que ele vai ter que ir embora". Elvis que dava longos telefonemas para sua ex-esposa Priscilla, pode ter facilmente se identificado com essa letra.

Embora a expressão "amigo" seja usado na letra, o que temos aqui é outra situação. O autor tenta convencer sua amada do passado a dispensar seu amante, para que eles possam voltar a ficar juntos. É um homem magoado pedindo para a mulher que ama que mande embora seu amante de ocasião. No caso o tal "amigo" seria nada mais, nada menos, do que Mike Stone, o amante de Priscilla, o homem que a fez deixar Elvis para ir morar com ele na Califórnia. O pior de tudo é saber que no fundo Priscilla ignorou o recado indireto que Elvis lhe mandava através dessa música para continuar ao lado de Mike. Ela não o deixou ir embora, como a canção sutilmente lhe sugeria.

"It's Easy for You" também não fez sucesso, mas tinha igualmente algo a dizer em sua letra. Aqui os papéis se invertem. É a história de um homem que largou sua esposa e seus filhos para ficar com uma amante. Só que o tempo passou e ela o largou. E agora esse homem se vê completamente abandonado, tanto por sua ex-esposa e família, como pela mulher que virou sua cabeça, fazendo com que ele jogasse fora seu casamento. Um tipo de situação até bem comum, se formos pensar bem. Praticamente todo mundo conhece uma história como essa envolvendo parentes, conhecidos ou amigos. Geralmente inclusive envolvendo homens mais velhos com mulheres mais jovens. E depois que a amante se vai o homem lhe diz que para ela é fácil fazer isso. Já ele pagou um preço alto demais pelo que fez.

A letra é de arrependimento e também de revolta. Um recado para a "outra". Aqui penso que Elvis se identificou de uma maneira diferente. Embora a música se refira a uma mulher específica, Elvis estaria colocando do outro lado todas as mulheres que ele se relacionou quando estava casado com Priscilla. É um reconhecimento de culpa, já que Elvis realmente traiu Priscilla com inúmeras mulheres, principalmente quando estava em Las Vegas fazendo suas temporadas na chamada "cidade do pecado". Ele pagou para ver e acabou se dando mal, já que a esposa o traiu também, dando o troco na mesma moeda.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário