quarta-feira, 2 de junho de 2010

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee - Parte 4

"Solitaire" é certamente a música mais melancólica desse álbum. Essa bela canção foi gravada e lançada originalmente em 1972 por Neil Sedaka. Depois disso a música ganhou uma série incrível de regravações, dando origem a novas versões, nas vozes dos mais diferentes artistas da época. Nos Estados Unidos a versão que alcançou maior sucesso foi a dos Carpenters, em 1975. Ela fez parte da seleção de canções do álbum "Horizon" e se transformou em um grande sucesso, chegando aos primeiros lugares da parada Billboard.

Por isso quando Elvis a gravou em 1976 a música já não tinha mais potencial em se tornar de novo hit em sua interpretação. Mesmo assim, para seus fãs, era sempre interessante ouvi-la na voz de Elvis Presley. E a versão de Elvis Presley não deixou a desejar. Ele interpretou a canção de forma bem intimista, acompanhado de poucos músicos de sua banda. Nada de arranjos exagerados. Apenas o essencial, o básico, dando destaque para sua voz. Ficou bonita de se ouvir.

No meio de tantas músicas românticas e lentas, "Love Coming Down" era um bom country que animava um pouco mais a audição do  From Elvis Presley Boulevard. Essa canção foi escrita por Jerry Chesnut, excelente compositor, especializado em música country. Elvis já tinha escolhido outras canções dele para gravar, com destaque para "T-R-O-U-B-L-E" do álbum "Elvis Today". Sempre que Elvis ia atrás de material novo, inédito no mercado, Chesnut surgia como uma opção. A RCA Victor enviava muitas canções compostas por ele para os estúdios, quando Elvis tinha gravações programadas. Provavelmente ele a ouviu pela primeira vez nas sessões do "Elvis Today", mas resolveu gravá-la apenas em Graceland, nas sessões da Jungle Room.

Jerry Chesnut havia nascido em  Harlan County, no Kentucky e tinha as mesmas raízes culturais de Elvis, por isso a identificação vinha quase que imediatamente. E Elvis Presley não seria o único popstar a gravar seu material. Depois dele outros grandes astros da country music como Alan Jackson e George Jones também gravariam seu repertório. Até mesmo Elvis Costello traria parte da obra de Chesnut para sua discografia. Foi uma carreira longa, de mais de cinquenta anos de música. Infelizmente depois de anos compondo belas canções de countru music, ele veio a falecer em dezembro de 2018.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário