quinta-feira, 20 de maio de 2021

Jesus de Nazaré

Franco Zeffirelli nunca foi um diretor de moderação. Ao contrário disso ele sempre foi um cineasta que ia ao limite. Assim quando foi contratado para dirigir uma versão da história de Jesus Cristo para as telas, não quis saber de economias. Ele queria mesmo, como afirmou em entrevistas na época, dirigir o filme definitivo sobre a história de Jesus. Para tanto contou com um orçamento milionário, uma produção envolvendo produtores britânicos e italianos e um elenco numeroso e fenomenal, com vários astros do cinema em papéis coadjuvantes. Muito dinheiro foi investido e o primeiro corte do diretor resultou em um filme com mais de quatro horas de duração. Inviável lançar algo tão longo nos cinemas da época.

Diante disso o estúdio decidiu fazer duas versões do filme. Uma editada com pouco mais de 2 horas de duração para o cinema e uma versão bem longa que seria exibida na TV em formato de minissérie. Franco Zeffirelli não gostou muito, entretanto ele não tinha mais controle sobre sua própria criação. O resultado é um filme muito bom, com ótimas cenas e uma fidelidade tão grande com a imagem do Jesus das pinturas e quadros da renascença que o ator escolhido para viver Jesus era uma réplica fiel daquele Jesus mais conhecido, com olhos azuis e nariz alongado, algo que é discutido por historiadores de maneira em geral. De qualquer forma essa é uma questão secundária, pois "Jesus de Nazaré" segue sendo um dos filmes mais amados por cristãos de todo o mundo. Sinal de que o trabalho foi realmente extremamente bem feito.

Jesus de Nazaré (Jesus of Nazareth, Inglaterra, Itália, 1977) Direção: Franco Zeffirelli / Roteiro: Franco Zeffirelli, Anthony Burgess, Suso Cecchi D'Amico, baseados nos evangelhos do novo testamento / Elenco: Robert Powell, Olivia Hussey, Laurence Olivier, Ernest Borgnine, Claudia Cardinale, James Earl Jones, James Mason, Donald Pleasence, Christopher Plummer, Anthony Quinn, Rod Steiger, Peter Ustinov, Michael York / Sinopse: O filme conta a história de Jesus, judeu nascido na Galiléia que passou a difundir uma mensagem de paz e amor entre os homens durante o século I.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Eu lembro bem quando esse filme foi lançado nos cinemas. Assisti no cinema e a série na TV. Para mim o maior filme sobre o mestre Jesus. Gosto muito também do longa do Nicholas Ray, "O Rei dos Reis". Mas esse do Zeffirelli é melhor. Parece mais fiel ao evangelho.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Sobre a imagem de Jesus nesse filme, eu iria mais longe. O Robert Powell talvez seja hoje a imagem mais associada a Jesus no mundo todo tal a perfeição da caracterização desse filme do Zeffirelli. Dá até pra aplicar no caso dessa imagem aquela máxima da noticia: "quando a lenda supera o fato..."

    ResponderExcluir
  3. Telmo,
    Realmente esse "Jesus de Nazaré" é bem mais completo do que "Rei dos Reis", até por sua longa duração. Agora, tecnicamente, em termos de roteiro, de fato não há o que reclamar. Seguiu bem de perto o que está escrito nos evangelhos.

    ResponderExcluir
  4. Serge,
    Escolheram o ator com perfeição. Ele é bom ator e completamente parecido com os quadros mais clássicos da história do cristianismo. E é curioso isso, porque os evangelhos não trazem uma descrição física de Jesus. Sobre a questão dele ter sido ou não analfabeto, essa é uma questão controversa. Não existem provas sobre isso.

    ResponderExcluir
  5. Serge. Jesus já nasceu pronto e pleno de todos os conhecimentos. Com os 7 Chakras totalmente iluminados, dominava todos os conhecimentos: as ciências, história, filosofia, matemática, astrofísica, além de todas as línguas conhecidas ... Etc.. Foi o verbo encarnado que andou entre nós. Jesus com 12 anos ensinava aos "doutores do conhecimento" em Monte Carmelo, filosofia extraterrena. Sabia de tudo o que aconteceria no futuro, era o alfa e o ômega... Muitos até hoje não acreditam, mas o "Cristus Universalis" andou entre nós... Nós sim somos analfabetos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Telmo que, dentro dos evangelhos, da Bíblia, Jesus é tudo isso que você escreveu, e muito mais.
      Eu me referia a questão histórica e dos historiadores. O fato de Jesus ter vivido numa época em que já escrevia sobre tudo, sendo ele, como você bem disse, um ser que dominava todos os conhecimentos, e não haver nada escrito pelas suas mãos; causa uma grande interrogação. Deve haver um motivo, mas que é curioso é.

      Excluir
  6. Serge... Realmente não há nada escrito por Jesus - pelo menos nada foi descoberto por enquanto. Apesar da escrita ter sido inventada 4 mil anos antes de Cristo, pouco se escrevia naquela época,talvez pelo índice maciço de analfabetos, visto que o povo, em sua maioria, era composto por pescadores e agricultores.

    ResponderExcluir