Título no Brasil: Encurralado
Título Original: Duel
Ano de Produção: 1971
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Richard Matheson, Richard Matheson
Elenco: Dennis Weaver, Jacqueline Scott, Eddie Firestone, Lou Frizzell, Gene Dynarski, Lucille Benson
Sinopse:
Um técnico de computação, em viagem pelas estradas, passa a ser perseguido, sem qualquer razão, por um motorista de um velho caminhão. A obsessão torna a viagem um verdadeiro jogo de vida ou morte. Filme premiado no Emmy Awards na categoria de melhor edição de som. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor filme especialmente produzido para a televisão.
Comentários:
Esse pode ser considerado o primeiro filme da carreira de Steven Spielberg. Antes ele já havia dirigido alguns curtas e alguns episódios para séries de TV (como "Columbo"), mas nunca havia assumido o posto de direção em um filme de longa-metragem. Feito para a TV, foi quase como um teste da Universal em relação ao jovem cineasta, recém contratado. O resultado ficou muito melhor do que era esperado. Com elementos básicos em mãos, uma história simples, Spielberg conseguiu realizar um excelente thriller de estrada, um road movie de suspense, explorando cada situação ao máximo. Tão boa foi a receptividade que em alguns países o filme foi exibido nos cinemas, cono no Canadá, Europa e Brasil. E pensar que aquele jovem diretor iniciante iria se tornar nas décadas seguintes o diretor mais popular da indústria cinematográfica. E tudo começou aqui, nesse modesto, mas muito bom telefilme dos anos 1970.
Pablo Aluísio.
Encurralado
ResponderExcluirDuel
Pablo Aluísio.
Pablo, você acredita que eu tinha um medo terrível desse filme com aquele caminhão diabólico sem motorista perseguindo implacavelmente o Dennis Weaver?
ResponderExcluirQuem diria que aquele Spielberg se tornaria esse diretor infantiloide que ficou famoso no mundo todo?
Olhando para o passado penso que a guinada nessa direção que você citou aconteceu com ET O Extraterrestre. A partir desse filme ele foi apelidado de "Peter Pan do cinema" e aí já viu...
ResponderExcluirÓtimo exercício de tensão e suspense, com gosto de "Corujão" (se bem que assisti pela primeira vez naquela velha fita VHS da CIC Video).
ResponderExcluirSomos dois! Também assisti em VHS. Nos anos 80 Steven Spielberg era rei e as distribuidoras lançavam tudo com seu nome. No caso aqui foi um lançamento mais do que bem-vindo!
ResponderExcluir