sábado, 1 de maio de 2021

Passageiro Acidental

O filme mostra uma missão rumo a Marte. A nave tem apenas três tripulantes. Uma comandante, uma médica e um especialista em reino vegetal. Eles serão os primeiros a chegarem em Marte. Só que logo no começo da jornada surge um problema inesperado. Um engenheiro de lançamento é encontrado dentro da nave. Ele não sabe como foi parar ali. Ninguém sabe. Só que agora serão quatro pessoas na nave e não apenas três. E tudo o que diz respeito ao planejamento da missão foi organizado para dar suporte de vida a três tripulantes apenas. E para piorar o equipamento de produção de oxigênio se quebra.

Assim surge o principal conflito dentro da nave. Não há oxigênio para todos. Uma pessoa precisa ser eliminada, mas como isso seria eticamente possível? No desespero de causa dois astronautas são lançados ao exterior com o objetivo de alcançar uma das partes da nave, no espaço, para tentar captar mais oxigênio. Sò que são surpreendidos por uma tempestade solar, o que certamente causaria suas mortes instantaneamente, por causa da radiação, caso estivessem fora da nave.

A premissa inicial desse filme "Passageiro Acidental" é até interessante, mas falando sinceramente o roteiro tem pontas soltas nunca explicadas de forma satisfatória. Por exemplo, e só para ficar no básico, como esse quarto tripulante realmente foi aparecer na nave? O que aconteceu de verdade no lançamento? Isso nunca é explicado pelo roteiro. Ele simplesmente surge ali, caindo de dentro de uma das paredes da nave. Como uma missão enviada para Marte iria deixar passar um absurdo desses? Esqueceram de explicar. Enfim, de qualquer forma não chega a ser um filme ruim. Até tem bons efeitos especiais do lado de fora da nave, com os astronautas. Só não leve muito à sério tudo que assistir.

Passageiro Acidental (Stowaway, Alemanha, Estados Unidos, 2021) Direção: Joe Penna / Roteiro: Joe Penna, Ryan Morrison / Elenco: Toni Collette, Anna Kendrick, Daniel Dae Kim, Shamier Anderson / Sinopse: Missão espacial rumo ao planeta Marte entra em dificuldades após surgir, de forma inesperada, um quarto tripulante dentro da nave. A viagem, que deverá durar 2 anos terrestres, se torna impossível pela falta de oxigênio para todos os que estão dentro na nave espacial.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Tem cientista que diz haver um cinturão de radiação logo depois da atmosfera terrestre chamado "Cinturão de Van Allen" que tornaria impossível quaisquer naves terrestres atravessá-lo sem torrar todos os astronautas, uma vez que pra protegê-los da forte radiação as paredes da nave teriam que ser de chumbo com mais de uma metro de espessura, o que deixaria a nave tão pesada que essa não sairia do chão. Por isso muitos dizem que o homem nunca pisou na lua, pois seria impossível terem atravessado o cinturão de Van Alem duas vezes, na ida e na volta.
    Que coisa hein?

    ResponderExcluir
  2. Novas missões voltarão à Lua muito em breve. Cientistas chineses descobriram um elemento na Lua chamado Hélio 3, ótimo para ser usado como fonte de energia, inclusive combustível. Como o ser humano geralmente se move por motivos comerciais, em breve haverá várias expedições pousando em Marte, principalmente chineses, russos e americanos. Todo mundo em busca desse Hélio 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então esse cinturão de Van Allen é apenas mais uma mentira, ou, pelo menos, um sofisma.

      Excluir
    2. O cinturão existe, mas não impede viagens espaciais. É aquela velha coisa de pegar um fato científico para distorcer a realidade. No caso aí querem desacreditar que o homem tenha pisado na Lua. Teorias da conspiração de internet.

      Excluir