segunda-feira, 3 de maio de 2021

Aprendiz de Feiticeiro

Título no Brasil: Aprendiz de Feiticeiro
Título Original: The Hard Way
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: John Badham
Roteiro: Lem Dobbs, Michael Kozoll
Elenco: Michael J. Fox, James Woods, Stephen Lang, Annabella Sciorra, John Capodice, Luis Guzmán

Sinopse:
Nick Lang (Michael J. Fox) é um jovem astro de sucesso em Hollywood. Um ator popular entre o público juvenil. Entretanto ele quer mudar sua carreira, interpretar um tira durão em seu próximo filme. Assim passa a acompanhar John Moss (James Woods), um policial verdadeiro de Nova Iorque, em suas ações. Claro que Moss acha péssimo ter que acompanhar aquele ator de cinema.

Comentários:
O filme foi uma aposta da Universal naquele verão. Foi uma produção cara, com campanha de marketing agressivo nos cinemas. Era um filme estrelado pelo astro do momento, Michael J. Fox, no auge de sua popularidade por causa do filme "De Volta Para o Futuro". Porém, mesmo com tudo a favor, o filme não conseguiu ser um sucesso de bilheteria. O que deu errado? O roteiro era sem novidades, cheio de clichês. Afinal pense bem, quantos filmes você não já assistiu usando desse mesmo enredo? Muitos, certamente. A velha coisa de termos dois parceiros com personalidades diferentes em um filme policial. Isso já foi usado à exaustão, vamos ser sinceros. E se falha no gênero policial, erra ainda mais na questão do humor. É um filme sem graça, que ficou muito datado com os anos. Olhando para o passado parece que J. Fox só conseguiu acertar mesmo com o filme de Zemeckis e Spielberg. Todo o restante de sua filmografia não foi muito marcante. Essa é a verdade.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Aprendiz de Feiticeiro
    The Hard Way
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Exato. O fato do Michael J. Fox ter ficado gravemente doente, e muito cedo, desencoraja os críticos a falar isso, mas a verdade é que ele é um ator de um personagem só; um grande personagem, de espectro mundial, mas um só. Todo restante que ele fez é absolutamente irrelevante.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o Michael J. Fox será lembrado eternamente mesmo como o adolescente de skate fazendo viagens no tempo...

    ResponderExcluir
  4. Só porque falamos antes de ontem estou assistindo, na Paramount Network, Família Adams, de 1991. Wandinha com 11 anos.

    ResponderExcluir