domingo, 9 de maio de 2021

Viagens Alucinantes

Eu demorei alguns anos para assistir a esse filme. Embora o conhecesse, nunca havia assistido. Quando vi, fiquei impactado. É um roteiro extremo, que joga com as percepções sensoriais e psicológicas do protagonista, que resolve entrar fundo em uma experiência para descobrir os recantos mais escondidos, sombrios e obscuros da mente humana. E quais seriam os limites do cérebro humano? Haveria algum tipo de memória genética herdada dos ancestrais da raça humana?

O ator William Hurt interpreta esse cientista consagrado que decide responder a todas essas perguntas, colocando a si mesmo como cobaia de todos os experimentos. E isso dá origem a situações bizarras, como ele próprio presenciando seus membros se transformando, em algo inexplicável, braços e pernas se deformando perante seus olhos. Embora visualmente o filme tenha envelhecido um pouco, por causa dos efeitos especiais da época, o diretor Ken Russell, especialista nesse tipo de filme estranho, conseguiu um grande feito cinematográfico. Seu filme até hoje, não consegue deixar ninguém indiferente.

Viagens Alucinantes (Altered States, Estados Unidos, 1980) Direção: Ken Russell / Roteiro: Paddy Chayefsky / Elenco: William Hurt, Blair Brown, Bob Balaban, Charles Haid / Sinopse: O renomado pesquisador Eddie Jessup (William Hurt) decide realizar pesquisas sobre a mente humana e nesse processo vasculha recantos do cérebro que deveriam continuar desconhecidos pela ciência, para o próprio bem da humanidade. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor som (Arthur Piantadosi, Les Fresholtz) e melhor música original (John Corigliano).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Willian Hurt é um ótimo ator. Em O Beijo da Mulher Aranha ele dá o seu máximo, tanto que é lembrado por isso até hoje.

    ResponderExcluir
  2. William Hurt é um dos grandes atores dessa geração surgida nos anos 80. Esse aqui inclusive foi seu primeiro filme.

    ResponderExcluir