segunda-feira, 17 de maio de 2021

Fuga de Pretória

O regime racista do Apartheid na África do Sul foi um dos maiores absurdos da sociedade mundial nos últimos anos. Negros e brancos eram segregados pela própria lei. Uma atrocidade. Esse filme conta a história real do ativista Tim Jenkin (Daniel Radcliffe). Ao lado de um colega do movimento antirracista ele espalhou panfletos com textos contra o regime. Acabou sendo preso e pegou uma pena duríssima, de 12 anos de prisão. Completa injustiça. Acabou sendo enviado para a prisão federal de Pretória onde passou a cumprir pena como preso político. Entretanto jamais se conformou com o que sofreu.

Assim que chegou em Pretória começou a pensar numa maneira de fugir dali. Porém sem violência, apenas usando da sua inteligência. Logo percebeu que aquela era uma velha prisão, sem muitos mecanismos de segurança. A solução de seus problemas era relativamente simples, fazer cópias das chaves dos carcereiros. Como não tinha metal, pensou em produzir chaves de madeira dentro das celas, uma vez que tinha acesso a materiais da oficina da prisão. E assim começou a elaborar seu plano de fuga. Gostei desse filme, pois geralmente filmes com essa temática costumam ser bons. "Fuga de Pretória" certamente não decepcionará aos admiradores desse estilo de cinema.

Fuga de Pretória (Escape from Pretoria, Austrália, África do Sul, Inglaterra, Estados Unidos, 2020) Direção: Francis Annan / Roteiro: Francis Annan, L.H. Adams / Elenco: Daniel Radcliffe, Daniel Webber, Ian Hart, Mark Leonard Winter / Sinopse: O filme conta a história real do ativista Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e seus companheiros de prisão que planejaram uma fuga ousada e inteligente da prisão federal de Pretória, na África do Sul, durante o regime racista do Apartheid.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Fuga de Pretória
    Escape from Pretoria
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Ele esqueceu que é o Harry Potter e bastava agitar a varinha e dizer Wingardium Leviosa a cela se abriria.
    Até o Harry Potter já envelheceu. Aonde vamos parar?

    ResponderExcluir
  3. O Harry Potter já está velho, com barba e cumprindo doze anos de prisão... rsrsrs

    ResponderExcluir