sexta-feira, 21 de maio de 2021

Além da Vida

A vida da jovem professora Anna Taylor (Christina Ricci) não vai muito bem. Após uma briga com o noivo em um jantar que deveria ser romântico, ela sai com seu carro e acaba sofrendo um sério acidente na estrada. Quando recobre a consciência está na mesa da casa funerária. Ela não entende muito bem o que está acontecendo. O dono da funerária, um homem chamado Eliot Deacon (Liam Neeson), lhe explica que ela morreu. Está morta e ainda agarrada à vida. E quem tem o dom de falar com os mortos. Claro que ela não aceita essa explicação. Fica revoltada, tenta sair do necrotério de todas as formas. Afinal estaria aquele homem a enganando, a prendendo na casa funerária ou ela estaria realmente morta?

Essa é a grande questão que amarra todas as situações desse roteiro que achei muito bem elaborado e escrito. E certamente não vá esperando por respostas óbvias e fáceis. O roteiro ora tenta convencer o espectador que o personagem de Liam Neeson é um sádico que está prendendo aquela jovem que ainda viva foi enviada por engano para a morgue, ora faz transparecer que não, que ela realmente morreu e que aquele fino senhor de fato consegue conversar com os falecidos. Particularmente achei ótima essa dualidade. É um roteiro inteligente, como há muitos anos não havia visto em um filme. Eficaz em suas premissas, com ótimo desenvolvimento de sua estranha história, esse "Além da Vida" surpreende e traz elementos novos a um cinema atual que parece sofrer de crônica falta de originalidade.

Além da Vida (After.Life, Estados Unidos, 2009) Direção: Agnieszka Wojtowicz-Vosloo / Roteiro: Agnieszka Wojtowicz-Vosloo, Paul Vosloo / Elenco: Christina Ricci, Liam Neeson, Justin Long, Chandler Canterbury / Sinopse: Jovem professora sofre sério acidente e vai parar em uma casa funerária. Ela não entende o que está acontecendo. O dono da funerária então lhe informa que ela morreu e que ele consegue falar com os mortos. Ela não acredita e tenta fugir daquele lugar sombrio. Qual afinal seria a verdade naquela funesta situação?

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Além da Vida
    After Life
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A Christina Ricci é uma ótima atriz que tenta se libertar, a muitos anos, da Wandinha, da Família Adams. Ela já esteve muito bem em Monster, pena que uma surpreendente Charlize Teron a ofuscou completamente. O problema é que o tempo está passando, e rápido, pois quando ela foi a Wandinha em Família Adams, estávamos em 1991 e ela tinha 11 anos, hoje tem 41. Não está fácil nem para os mega talentosos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto, gosto muito do trabalho dela. Até fisicamente ela é diferente das demais atrizes. E sempre optou por personagens bem diferentes. Nesse filme aqui ela está novamente fora dos padrões. Em grande parte das cenas ela aparece nua, porque corpos em necrotério não usam roupas. Sinal de que sempre foi uma profissional corajosa.

    ResponderExcluir