sábado, 8 de maio de 2021

A Força da Inocência

Filho de Martin Sheen e irmão de Charlie Sheen, o ator Emilio Estevez tem uma filmografia por demais interessante. Agora curiosamente seus melhores filmes e os mais lembrados foram os que ele atuou quando ainda era bem jovem. Aqui temos mais um de seus dramas juvenis. A história é baseada em obra da escritora S.E. Hinton; Ora, se você viveu os anos 80 meu caro e gostava de cinema na época, certamente ouviu muito seu nome nas revistas e publicações de sétima arte. Alguns clássicos desse tempo foram produzidos, tomando como base justamente os livros dessa autora. Basta lembrar de filmes como "Vidas sem Rumo", "O Selvagem da Motocicleta" e "Tex - Um Retrato da Juventude". Todos esses filmes são pequenos clássicos cinematográficos desse período.

Pois bem, em "A Força da Inocência" temos novamente uma bela história para contar. O filme conta a história da amizade de dois jovens nos anos 80. Eles sempre foram muito próximos, mas conforme o tempo vai passando e eles vão ficando com mais idade, percebe-se ali uma diferença de mentalidade entre eles. Um se torna mais responsável e ciente dos desafios da vida. O outro continua inconsequente, agindo como um adolescente sem juízo. Emilio Estevez está ótimo em seu papel, muito adequado. Um filme realmente muito bom, que não envelheceu, pois seu tema é atemporal.

A Força da Inocência (That Was Then... This Is Now, Estados Unidos, 1985) Direção: Christopher Cain / Roteiro:  Emilio Estevez, baseado na obra de S.E. Hinton / Elenco: Emilio Estevez, Craig Sheffer, Morgan Freeman, Larry B. Scott / Sinopse: Dois jovens começam a sentir a pressão da vida adulta. Enquanto um amadurece rapidamente, o outro continua tentando levar uma vida inconsequente e sem responsabilidades.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Eu sempre tive dificuldade em associar o Emílio Esteves aos Charlie e Martin Sheen, seus irmão e pai respectivamente. Não sei se foi por causa do sobrenome, ou porque o Emílio Esteves, do qual eu vi todos os filmes da decada de '80, me parecesse mais "boa gente", mais simples, ou gaiato, do que os dois super astros à época.
    Pena que a carreira dele esfriou.

    ResponderExcluir
  2. Emilio Estevez estava ótimo em Tocaia. Filme que vi no cinema, policial dos bons. Hoje em dia nunca mais ouvi falar nele. E olha que ele era até bem conhecido.

    ResponderExcluir
  3. O filme do post acredito que já assisti. Só que não lembro mais dos detalhes. Devo ter viso nos anos 80 mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Ator muito bom, atualmente desaparecido do mercado. Acredito que assumiu mais a posição de produtor de séries, programas, etc.

    ResponderExcluir