segunda-feira, 10 de maio de 2021

Ao Vivo de Bagdá

Quando os Estados Unidos invadiram o Iraque, durante a guerra do Golfo, os espectadores acompanharam tudo, ao vivo, pelo canal de notícias CNN. Foi uma revolução na cobertura de guerra na época. Os bombardeios eram transmitidos no momento em que as bombas americanas caíam. Como se sabe esse grande conflito aconteceu após a invasão do Kuwait pelas tropas do exército iraquiano comandado pelo ditador Saddam Hussein. Dentro da história do jornalismo essa cobertura foi realmente algo histórico.

Esse filme aqui, produzido pelo canal HBO, conta a história sob o ponto de vista dos jornalistas. Com elenco muito bom, com destaque para o trabalho de atuação do ator Michael Keaton, esse filme tenta capturar uma narrativa próxima do documentário, embora não seja obviamente um documentário, mas um filme com atores profissionais, direção, etc. O resultado ficou muito bom. O espectador realmente se sente no meio da ação, daqueles dias conturbados. Indicado ao Globo de Ouro em três categorias, inclusive melhor ator (Michael Keaton) e melhor atriz (Helena Bonham Carter), esse filme é indispensável para quem se interessa pelo tema.

Ao Vivo de Bagdá (Live from Baghdad, Estados Unidos, 2002) Direção: Mick Jackson / Roteiro: Robert Wiener / Elenco: Michael Keaton, Helena Bonham Carter, Joshua Leonard / Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme recria a cobertura jornalística feita pelo canal CNN durante a Guerra do Golfo, quando os Estados Unidos invadiram o Iraque. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Telefilme.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Se não fosse a explosão da Challanger, que a CNN foi a única a transmitir ao vivo, e essas guerras no oriente medio, a CNN não teria sobrevivido aos seus primeiros anos.
    E não estou dando a minha opinião, eu li isso na biografia do Ted Turner, o criador da CNN, o primeiro canal de TV a transmitir exclusivamente notícias 24 horas por dia.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. E quando surgiu a CNN intrigou a muitas pessoas, pois não existiam canais dedicados exclusivamente ao mundo das notíciais. Achavam que não iria dar certo. Deu no que deu...

    ResponderExcluir