segunda-feira, 3 de maio de 2021

O Som do Silêncio

Imagine perder setenta por cento de sua audição de repente. Em um minuto tudo está bem, em questão de segundos você não consegue mais ouvir praticamente nada. As pessoas falam com você, mas não há como entender. Apenas ruídos e sons abafados. É justamente isso que acontece com o protagonista desse excelente filme "O Som do Silêncio". Ele é baterista em um grupo de rock pesado ao lado da namorada, guitarrista e vocalista. Numa tarde que antecede o show sua audição simplesmente deixa de existir. Assim, do nada, ele fica praticamente surdo.

Os membros da equipe técnica desse filme fizeram um trabalho de som, edição de som e efeitos sonoros dignos de todos os aplausos. O espectador mergulha na surdez junto com o personagem. Os ruídos e sons abafados que ele passa a sentir são os mesmos que são colocados no filme, como se o espectador também tivesse perdido sua audição. O efeito disso é devastador para quem assiste o filme. Você se coloca na pele do personagem, sentindo exatamente o mesmo drama que ele está vivenciando. Algo que realmente perturba e abala.

Dos que estavam concorrendo ao Oscar de melhor filme desse ano esse era o único que me faltava assistir. Fiquei realmente impressionado com seu rigor técnico. A história é obviamente triste, mas mantém uma certa dose de esperança. O jovem baterista que fica surdo encontra uma comunidade de deficientes auditivos para se socializar, aprender a linguagem dos sinais, inclusive ao lado de crianças. Não é algo fácil se recolocar em uma nova realidade, mas ele tenta. Também vende tudo o que tem para bancar uma cirurgia, com a colocação de um implante, para melhorar a percepção sonora do mundo ao redor. Enfim, essa é uma daquelas histórias que fazem refletir e agradecer. Agradecer aquilo que temos e muitas vezes não percebemos. Esse é um filme que realmente não o deixará indiferente.

O Som do Silêncio (Sound of Metal, Estados Unidos, 2019) Direção: Darius Marder / Roteiro: Darius Marder, Abraham Marder / Elenco: Riz Ahmed, Olivia Cooke, Paul Raci, Lauren Ridloff, Mathieu Amalric / Sinopse: O filme conta a história de Ruben (Riz Ahmed), o baterista de um grupo de rock pesado que fica surdo. De repente, perde grande parte de sua audição e precisa de forma desesperada se moldar a uma nova realidade em sua vida. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor som e melhor edição. Também indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor ator (Riz Ahmed), melhor ator coadjuvante (Paul Raci) e melhor roteiro original.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Som do Silêncio
    Oscar 2021
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A perda de qualquer sentido humano é uma coisa terrível, terrível. Eu assisti a esse filme e igualmente gostei bastante, meu caro. O ator principal, que é muçulmano pelo que ouvi dizer, é muito bom. Ele faz muito bem esse baterista do rock, um tipo de adolescente adulto, que depois de um tempo precisa ter que dar conta de seu momento atual. A cena final achei gerial, quando ele resolve se desligar da barulheira do mundo ao redor. Ótima ideia do roteiro.

    ResponderExcluir

  3. Perfeito, Lord Erick,
    Sabe, há alguns anos eu tive um problema de infecção no ouvido e fiquei sem ouvir direito por alguns dias. É exatamente igual ao que foi reproduzido nesse filme. A pessoa com algum problema auditivo sente e (pouco) ouve, de forma completamente semelhante ao que está no filme. É de impressionar...

    ResponderExcluir
  4. Bom Pablo:
    Eu sempre desconfiei que rock pesado fizesse um mal terrível a audição.
    Mas dizem que o Bethoveen era quase surdo e ele só mexia com maravilhas melodiosas e mesmo quase sem ouvir fez uma das melhores músicas do mundo, então, não é fácil, mas cada um lida esse terrível problema de acordo com a sua vida pessoal.

    ResponderExcluir
  5. E mais sendo baterista... imagine o tamanho da agressão que o ouvido humano de um baterista sofre durante um show desses. E olha que o roteiro tenta passar um pano ali nessa situação, mas sem muita firmeza e sem convencer também...

    ResponderExcluir