domingo, 2 de maio de 2021

Bela Vingança

Cassie (Carey Mulligan) era uma garota promissora. Estudante de medicina, estudiosa e inteligente, tinha tudo para se destacar. Porém agora trabalha em uma lanchonete, em um subemprego. O que deu errado em sua vida? Quando era estudante viu sua melhor amiga ser estuprada por um bando de estudantes universitários em uma fraternidade. Nenhum dos envolvidos foi punido. Isso destruiu a vida da amiga e dela mesma. E quando descobre que o principal envolvido no caso vai se casar, ela decide fazer alguma coisa, partir para uma vingança pessoal.

Essa produção foi mais uma que concorreu ao Oscar de melhor filme nesse ano de 2021. Não é um filme com "cara de Oscar". Passa muito longe disso. Começa quase como uma peça de humor negro, mas depois de um tempo vai se revelando mais amargurada do que o normal. A protagonista é uma mulher torturada pelo passado. Ela finge estar embriagada em clubes e boates só para ter o gostinho de se vingar dos homens que tentam abusar dela. É uma (ainda) jovem que não encontrou bem o rumo de sua vida. O desejo de se vingar dos homens parece ser seu único objetivo de vida.

Carey Mulligan domina o filme. Ela continua esse atriz cheia de talento, mas achei sua aparência física bem diferente. Não é mais aquela garota bonita e jovial dos filmes do passado. Agora é uma mulher madura, já com as primeiras rugas aparecendo. As marcas do tempo estão em seu rosto. O que combinou muito bem com sua personagem, que sofre de um trauma que não parece ir embora jamais. Carey inclusive foi indicada ao Oscar, mas não venceu. Acredito que a mera indicação já tenha sido um reconhecimento por seu trabalho. Está realmente acima da média. Por fim, apesar de ter gostado do filme de uma maneira geral, não consegui apreciar seu final. Achei muito trágico e melancólico, apesar dos roteiristas criaram uma "última vingança" da personagem dela. Terminar tudo em uma fogueira no meio da floresta foi um pouco demais em meu ponto de vista.

Bela Vingança (Promising Young Woman, Estados Unidos, 2020) Direção: Emerald Fennell / Roteiro: Emerald Fennell / Elenco: Carey Mulligan, Chris Lowell, Bo Burnham, Alison Brie, Austin Talynn Carpenter, Jennifer Coolidge / Sinopse: No passado Cassie sofreu um pesado trauma quando sua amiga foi estuprada por um grupo de jovens universitários numa festa. Ela então largou a faculdade de medicina e agora, anos depois, tenta encontrar um jeito de se vingar de todos eles. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor roteiro original (Emerald Fennell). Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz ( Carey Mulligan), Melhor Direção (Emerald Fennell) e Melhor Edição (Frédéric Thoraval).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Bela Vingança
    Promising Young Woman
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A Carey Mulligan, desde Drive e Shame, faz essa cara de desencantada com a vida. Só que era uma gracinha, muito fofa o que só dava vontade de cuidar dela. Fiquei surpreso ver você dizendo que ela já envelheceu. Parece que hoje em dia as pessoas estão envelhecendo muito rápido no cinema.

    ResponderExcluir
  3. Está envelhecida mesmo, muito até. Penso que combinou bem, afinal ela interpreta uma mulher que há anos deixou o curso de medicina para trás, então se ela tinha vinte e poucos anos na universidade, fora dela já está perto dos 40.

    ResponderExcluir