Billie Holiday é considerada uma das maiores cantoras de jazz da história dos Estados Unidos. Nascida pobre e negra, filha de uma prostituta, abandonada ainda na infância, ela foi salva por seu grande talento musical. Esse filme não explora toda a sua biografia, desde sua surgimento, mas foca em um momento bem relevante da vida da cantora. Isso aconteceu quando ela decidiu cantar em seu repertório de shows uma música chamada "Stranger Fruit".
E qual era o próblema dessa triste canção? Sua letra era inspirada em um enforcamento de um homem negro numa árvore em uma fazenda do sul dos Estados Unidos. O FBI imediatamente começou a perseguir a artista pois considerava essa música subversiva e perigosa diante dos graves problemas raciais que existiam no sul. Mesmo com agentes lhe cercando, Billie Holiday não se intimidou. Ela tinha uma personalidade forte, do tipo que encarava face a face os federais. Sem ter outra opção o FBI acabou armando uma armadilha contra a cantora.
Billie Holiday tinha problemas com drogas. Era viciada em heroína. Então o FBI sabia muito bem atingir seu ponto fraco. O roteiro desse filme se concentra basicamente nessa luta da artista contra o governo dos Estados Unidos, que parecia disposto a tudo para levar ela para a prisão. Excelente filme, mostrando como o aparato federal pode ser usado, de forma ilegal, contra artistas mais "indesejáveis" pelo sistema. Uma aula de história sobre o desvirtuamento das instituições estatais em prol de sentimentos inconfessáveis de seus gestores.
Estados Unidos vs. Billie Holiday (The United States vs. Billie Holiday, Estados Unidos, 2021) Direção: Lee Daniels / Roteiro: Suzan-Lori Parks, Johann Hari / Elenco: Andra Day, Trevante Rhodes, Garrett Hedlund / Sinopse: O filme conta a história real da perseguição promovida pelo FBI contra a cantora de jazz Billie Holiday durante as décadas de 1940 e 1950. Considerada subversiva e perigosa ela passou a ser alvo de agentes federais da agência. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz (Andra Day).
Pablo Aluísio.
Estados Unidos vs. Billie Holiday
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Pablo:
ResponderExcluirComecei mas não consegui continuar a ver essa série. Pra mim que vi um ótimo documentário sobre a vida da Billie Holiday, essa série está muito fora, não dá pra aguentar.
Pablo:
ResponderExcluirDeixei um pitaco nesse post do link abaixo.
https://elvis-pablo-aluisio.blogspot.com/2019/09/elvis-presley-promised-land.html?showComment=1622299082597#c3553575911832146067
Serge, acredito que você está confundido. Esse é um filme, não uma série.
ResponderExcluirEu me confundi quando falei serie. Desculpe.
Excluir