segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Condenado - Bernard Cornwell

Sempre gostei muito dos livros escritos pelo autor inglês Bernard Cornwell. Ele geralmente ambiente seus romances em duas épocas básicas, durante as guerras contra Napoleão Bonaparte ou então nas batalhas épicas da formação da nação inglesa, logo após a saída dos romanos da Britânia. Cornwell gosta de escrever longas sagas históricas, em diversos livros em séries, mas aqui nesse "O Condenado" temos um livro único, com história fechada. O protagonista é um ex-tenente das guerras napoleônicas. Ele esteve na batalha de Waterloo servindo ao exército inglês. Agora, de volta à vida civil, ele é contratado pelo secretário do interior para fazer uma investigação não oficial. Ele precisa descobrir se um jovem pintor que foi condenado à morte pela justiça é de fato mesmo o autor do assassinato de uma marquesa. O pedido da investigação partiu da própria Rainha que nunca acreditou na versão oficial.

Assim esse tenente chamado Ridel Sandman sai em Londres em busca de pistas. Ao seu lado surgem outros personagens que lhe dão apoio, como um curioso e divertido Lord inglês, que adora o esporte em que Sandman é considerado um craque, uma bela jovem chamada Sally e um velho sargento, também veterano das guerras napoleônicas. O objetivo é localizar uma criada que teria sido testemunha do crime e saberia a verdadeira identidade do assassino.

Bernard Cornwell escreveu um bom livro. Ele se debruçou por meses na biblioteca de Londres para estudar sobre o contexto histórico da chamada "era dos enforcamentos", um tempo no século XIX em que muitos criminosos foram executados na forca na praça principal da capital do império. Ele inclusive decidiu usar os nomes reais de certas pessoas que participaram desses enforcamentos em seus personagens de ficção. Um fato curioso é que os condenados que conseguiam escapar da forca, através de algum perdão real, acabavam sendo expulsos para a Austrália. Enfim, um livro muito bom de ler, principalmente para quem gosta de mistérios e aspectos de uma época em que a criminologia valoriza a punição pública pela corda.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Livros - Literatura
    O Condenado
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nem o livro, nem o escritor.

    ResponderExcluir
  3. Dom Pablo, o Bernard Cornwell sempre foi bom escritor, mas ele é meio maníaco também. Depois que grudou na saga do Richard Sharpe parece que pirou completamente. Não consegue sair disso.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. De sua pena eu recomendo As Crônicas de Arthur. O meu preferido segue sendo As Crônicas Saxônicas. Da saga Sharpe não tenho mais paciência. Virou loucura literária. kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Serge,
    Caso aprecie romances históricos a obra desse escritor se torna uma boa opção.

    ResponderExcluir
  7. Lord Erick
    De fato ele parece meio obcecado pela saga Sharpe. Os livros vendem bem, ele curte muito o período das guerras da Inglaterra contra Napoleão Bonaparte e assim tudo acabou virando uma prisão intelectual para ele. Assim me parece.

    ResponderExcluir
  8. Lord Erick,
    Em relação aos livros dele, concordo plenamente com você. Além desses que você citou eu ainda indicaria a saga do Graal, para quem aprecia temas religiosos e / ou místicos.

    ResponderExcluir
  9. Ótima dica, Pablo. Nunca li nada do Cornwell

    ResponderExcluir