segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lady Killers

Lady Killers
Esse livro conta a história de mulheres assassinas ao longo da história. O chamariz da edição diz: "Entre na mente das assassinas em série". Escrito por Tori Telfer em 2017, o livro ganhou uma edição bem caprichada da Darkside Books no Brasil, com ilustrações de Jennifer Dahbura. Em seus capítulos são dissecadas pequenas biografias de cada uma dessas assassinas em série, algumas bem conhecidas, outras nem tanto. Praticamente não são enfocadas criminosas da atualidade, mas do passado, algumas de séculos atrás. Todas ganharam notoriedade em sua época por causa dos crimes horríveis que cometeram.

O perfil mais comum presente no livro é a da envenenadora dissimulada. Algo que confirma uma antiga visão de que as mulheres não matam com violência, mas sim com venenos. A história de fato parece confirmar essa tese. As mulheres, ao contrário dos homens, quase nunca partem para a violência ou brutalidade. A especialidade dessas damas da morte, como regra geral, era mesmo o veneno, muitas vezes servido nas refeições de parentes, maridos, pessoas próximas, conhecidos em geral. Bastava um aborrecimento, um conflito, para o arsênico (o veneno mais popular) entrar no cardápio das vítimas. Era muito comum também a figura da viúva negra. Era aquele tipo de assassina que matava o marido ou companheiro, geralmente para ficar com seus bens ou o seguro de vida. Aqui a morte do marido era usada ou como caminho de liberdade de um casamento horrível ou então como meio de ascensão social.

Entre as mais notórias (ou infames) assassinas algumas se destacam e até hoje são bem conhecidas, como a condessa de sangue Elizabeth Báthory, que inclusive abre o livro, trazendo a primeira biografia. Ela foi uma nobre sádica que matava jovens camponesas de seu feudo. Tudo com a finalidade de banhar-se em seu sangue para manter uma juventude eterna. Enquanto assassinava mulheres pobres nada aconteceu. Quando começou a matar jovens da nobreza acabou sendo presa e condenada a morrer enclausurada em seu próprio castelo. Seguramente essa condessa foi uma psicopata pois tinha enorme prazer nos crimes que cometia. E quando era jovem já era conhecida pelas torturas que praticava contra empregadas de seu castelo. No meu ponto de vista um caso de psicopatia clássica.

Outra história que me chamou bastante atenção foi a de Kate Bender. Ela viveu na época do velho oeste americano. Abriu uma hospedaria para viajantes ao lado de outras pessoas que dizia ser sua família, embora hoje suspeita-se que isso era uma mentira inventada por ela. O hotelzinho ficava no Arizona, numa rota bastante movimentada de homens que iam para as montanhas em busca de ouro e riqueza. Pois bem, cada cowboy, minerador ou viajante que se hospedava no pequeno hotel da senhorita Bender acabava encontrando a morte. Ela e seus "familiares" matavam seus hóspedes, para roubar seus pertences e ouro que eles traziam das minas. Depois enterravam os corpos nas terras da propriedade do hotel. Cronistas da época, que escreveram sobre os crimes, afirmaram que Kate Bender era uma moça bonita, uma formosa loira de olhos azuis. Ela usava sua beleza para atrair os homens ao seu hotel e lá eles eram mortos das maneiras mais violentas. A própria Kate geralmente cortava suas gargantas! E o mais incrível de tudo é que ela escapou, nunca foi presa por seus crimes, pelos assassinatos em série que cometeu.

A edição brasileira de "Lady Killers" é um primor de capricho e bom gosto, mas erraram ao adicionar uma segunda parte onde se reúnem minibiografias de outras assassinas e micro resenhas de filmes e séries. Achei os textos dessa parte final bem simplórios, nada acrescentando ao livro original americano, esse sim bem mais detalhista e com mais conteúdo. Parece que os editores nacionais queriam lançar um livro com mais páginas e então resolveram, como se diz na expressão popular, "encher linguiça", colocando páginas e mais páginas, de maneira desnecessária. Isso porém não tira o interesse do livro que é muito bom, especialmente recomendado para quem deseja conhecer um pouco mais a mente de mulheres que matam, as tais damas assassinas ou melhor dizendo as Lady Killers.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Pablo:
    Voce não tem a impressão machista que crime, pincipalmente os violentos, é, ou teria que ser, coisa de homem?
    Eu não conheço coisa mais triste que uma mulher na penitenciária.

    ResponderExcluir
  2. O crime violento, brutal, realmente é coisa de homens. Raras são as mulheres que "sujam as mãos" nesse tipo de ato violento. Pode perceber que mesmo quando elas são as autoras intelectuais dos crimes elas raramente participam da execução. Geralmente elas planejam e colocam os homens para cometerem a violência. E quando são violentas geralmente a ira nasce de algum evento passional.

    ResponderExcluir
  3. E quando as mulheres criminosas colocam "a mão na massa", geralmente usam veneno. Morte sem sangue, sem bagunça, sem sujar o tapete, como dizia ironicamente uma professora minha de criminologia.

    ResponderExcluir