terça-feira, 25 de outubro de 2011

Invocadores do Mal

Terminei de ler esse segundo livro do casal Ed e Lorraine Warren. O que me despertou a curiosidade para ler esse tipo de livro foi obviamente o cinema. Vários filmes foram produzidos nos últimos anos baseados nas experiências ditas sobrenaturais do casal. E aqui deixo uma recomendação aos leitores: leia tudo com o olhar cético, com o bom senso e o senso crítico bem ligados. Não vá ler pensando que tudo o que está em suas páginas é verdade. Eu particularmente li com o olhar de quem estava lendo um livro de pura cultura pop, nada mais do que isso.

São histórias de fantasmas, algumas que fazem até mesmo parte do folclore de certas comunidades nos Estados Unidos e Inglaterra. Embora o casal Warren tenha tentado o tempo todo trazer uma certa chancela da ciência para o que contam, não caiam nessa. Esse tipo de argumento é pura balela. Nenhum experimento científico foi feito até hoje se trazendo um fantasma para um ambiente controlado onde pudesse ser estudado por cientistas. Sem o método científico não existe ciência, ponto final. Essa mesma realidade vale para quem defende que espiritismo é ciência... não é mesmo! Nunca caia em falácias de charlatões. Eles voam como moscas por aí.
 
Em relação ao livro em si ele é de fácil leitura, com pouco mais de 200 páginas. Não é literatura de alto nível. Achei até tudo meio bagunçado. Há narrativas, relatos, depois o Ed joga a transcrição de entrevistas, tudo meio jogado ao vento. Faltou um editor mais presente para colocar uma certa ordem naquela bagunça toda. Se você estivar em busca de um livro como pura literatura de qualidade, olha, eu não recomendaria esse livro, sinceramente falando. De qualquer forma sendo lido como pura cultura pop, até que funciona. Fora disso é besteira cristalina.

Pablo Aluísio.

3 comentários: