sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cinema News - Edição IV

Natalie Portman é premiada

Natalie Portman foi homenageada pela revista Variety, uma das mais populares dos Estados Unidos. Ela foi lembrada como um exemplo de mulher influente e prestigiada dentro da indústria cinematográfica. O evento intitulado "Power of Women" relembrou sua carreira e seus filmes. Mesmo assim a atriz chamou a atenção para o caminho que as mulheres ainda precisam percorrer. Ela lembrou que “apenas 11% dos 250 melhores filmes do ano passado foram dirigidos por mulheres.”Também criticou a violência contra as mulheres nas telas de cinema e encorajou os produtores a contratarem mais profissionais do sexo feminino nos filmes que estão prestes a serem feitos. Muitas dessas mulheres estão inclusive desempregadas no momento. Em uma entrevista após a premiação ela lembrou os recentes escândalos sexuais envolvendo os poderosos produtores Brett Ratner e Harvey Weinstein, que assediavam as atrizes em troca de papéis importantes em filmes milionários. Por fim disse que muitas diretoras e roteiristas lutam há anos para viabilizarem seus projetos, mas que sempre encontram as portas fechadas pelos grandes estúdios. Em sua opinião essa situação precisa mudar o mais urgentemente possível. 

Michelle Williams se casa pela segunda vez - A atriz Michelle Williams de 37 anos de idade se casou em segredo na semana passada. Só hoje a informação chegou na imprensa americana. A atriz contraiu núpcias com o músico Phil Elverum, de 40 anos. O casamento pegou a comunidade de Hollywood de surpresa já que o relacionamento não era público e ninguém na indústria sequer sabia que o casal estava namorando. A cerimônia de casamento foi realizada na cidade de Adirondacks, no Estado de Nova York. Havia poucas pessoas presentes, apenas familiares e amigos mais próximos do casal. Entre os presentes estava a filha de 12 anos de Michelle. Seu marido também tem um filho do seu casamento anterior. Ambos são viúvos e estão tentando recomeçar uma nova história em suas vidas. A atriz foi casada anteriormente com o ator Heath Ledger entre os anos de 2004 a 2007. Ele faleceu de uma overdose de drogas, em Nova Iorque, nesse mesmo ano.

França indica "La Douleur" para representar o país no Oscar 
"Memoir Of War" (La Douleur) representará a França na categoria melhor filme de língua estrangeira no 91º Oscar no próximo ano, anunciou o Centro Nacional de Cinema do país (CNC) nesta sexta-feira (21 de setembro). O drama de Emmanuel Finkiel é estrelado por Mélanie Thierry e é inspirado no relato da escritora francesa Marguerite Duras sobre o retorno de seu marido Antelme do campo de concentração de Dachau após a Segunda Guerra Mundial. Antes da prisão de seu marido, em 1944, ela tinha começado um caso extraconjugal com seu amante Dionys Mascolo, o que aumentou em muito sua culpa após o marido cair em mãos dos nazistas. Quando o marido retornou vivo do holocausto, ela decidiu continuar a viver ao seu lado até que ele recuperasse sua saúde. Antelme acabou escrevendo o livro "The Human Race" sobre suas experiências na Alemanha. A produção francesa estreou no Festival de San Sebastian em 2017 sob o título de "La Douleur / Memoir Of Pain", onde Thierry foi aclamada pela crítica por seu desempenho como Duras. O TF1 Studio administrou as vendas internacionais e o Music Box distribuiu nos EUA no início deste ano como "Memoir Of War". Essa drama sobre traições e o holocausto estava entre os cinco títulos da lista de inscrições da França junto com "Gaspar Noé’s Climax", o último filme de Claude Lanzmann, "The Four Sisters", "Mademoiselle de Joncquières', de Emmanuel Mouret, e "Custódia de Veneza", de Xavier Legrand, em 2017. O comitê de seleção deste ano incluiu Teresa Cremisi, presidente da comissão de recibos da CNC, a diretora Claire Denis, o delegado geral de Cannes Thierry Frémaux, a cineasta e atriz Nicole Garcia, a produtora Isabelle Madelaine, o presidente da Academia César Alain Terzian e Serge Toubiana, presidente da Unifrance. A França é um dos países de maior sucesso na história do Oscar na categoria de melhor filme em língua estrangeira. Ganhou três prêmios honorários em 1949, 1951 e 1953 antes da introdução do sistema atual e, desde então, recebeu 37 indicações e nove vitórias em 62 inscrições. A última vitória veio em 1993 para "Indochine" de Régis Wargnier, e a última nomeação em 2016 para o filme "Mustang" de Deniz Gamze Ergüven.

A Árvore das Frutas Selvagens
Um escritor, cujos livros ainda não foram publicados, retorna à sua cidade natal depois de se formar, onde busca patrocinadores para publicar seu livro enquanto lida com a indulgência cada vez maior de seu pai para o jogo. Aqui temos outra boa dica de filme que chega aos cinemas nesse mês. Um bom drama, bem humano, mostrando os pequenos (e grandes) problemas que podem se abater sobre qualquer pessoa. E o roteiro também traz uma mensagem importante sobre fracasso e tenacidade para se continuar a ir em busca de seus sonhos.

Maya
Esse filme é indicado para quem gosta de filmes com temas mais profundos. Qual é a história contada? O filme segue um homem de 30 anos chamado Gabriel, um repórter de guerra francês que foi levado como refém na Síria e depois segue para a Índia após meses em cativeiro. A direção e o roteiro é assinado pela cineasta francesa Mia Hansen-Løve. O elenco conta conta com Roman Kolinka, Aarshi Banerjee e Alex Descas. Um bom filme para se assistir nos cinemas.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Arquivo de Notícias
    Publicado originalmente no blo Cinema Classe A
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir