domingo, 9 de outubro de 2011

The Doors - Bright Midnight

Jim Morrison era um louco alucinado que fazia de tudo um pouco no palco. Fumava Marijuana na frente de todos (até da polícia), brincava com animais domésticos afirmando que iria possuí-los em rituais de zoofilia e outras barbaridades. Era o Rasputin louco do Rock como se dizia na época. Mas nem tudo era alucinação sem controle, quando queria o Sr. Morrison também sabia se apresentar bem, cantar corretamente e não enlouquecer seu grupo de apoio, os Doors. Esse CD, lançado tardiamente, traz um Jim sóbrio, embora em certos momentos seu lado mais diabólico insista em aparecer. Seu grande mérito é registrar que além de causar polêmicas sem fim nos concertos Morrison também era um grande cantor, com pleno domínio de seus malabarismos vocais.

É um material essencial para quem um dia já se interessou pelo som maluco de Morrison. Em pouco mais de dez faixas Jim destila seu lado roqueiro porra louca dos anos 60, alucina em grandes momentos como em Roudhouse Blues e canta suavemente quando possível - nos poucos momentos em que isso seria cabível na alucinada bagagem musical de um dos grupos mais fantásticos da historia musical norte americana. Assim como aconteceu com outros astros do passado, como Elvis e Beatles, a gravadora do The Doors correu atrás de material inédito da banda em seus arquivos e conseguiu resgatar várias faixas gravadas ao vivo em diversos shows do grupo pelos EUA. Saiu em edição limitada e por isso hoje o CD é considerado uma verdadeira preciosidade entres os fãs. Ouça e entenda porque o King Lizard ainda é tão lembrado nos dias de hoje.

The Doors - Bright Midnight: Live in America
1. Light My Fire
2. Been Down So Long
3. Back Door Man
4. Love Hides
5. Five to One
6. Touch Me
7. Crystal Ship
8. Break on Through (To the Other Side)
9. Bellowing
10. Roadhouse Blues
11. Alabama Song (Whisky Bar)
12. Love Me Two Times / Baby Please Don't Go
13. The End / The Celebraton of the Lizard

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Muito bommmm!
    Li muita coisa que eu não sabia no seu blog. Só não concordo com alguns gostos pessoais, principalmente quando você fala que "Unknown Soldier" é fraca e tal... Mas os comentários estão muito bem feitos e são uma boa referência para textos sobre a discografia da banda.
    A propósito, você tem a tal da 'Don't go no Farther'?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios Daniel. Olha, essa letra é relativamente fácil de achar na net. Pesquise no Google que você certamente vai encontrar.

      Excluir
  2. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir