domingo, 23 de outubro de 2011

Cinema News - Edição VIII

O Novo Duna - O tão esperado filme "Duna" ganhou um novo poster hoje. O filme será divulgado no IMAX com a arte ao lado. Essa nova versão de "Duna" dirigida pelo cineasta Denis Villeneuve tem sido um dos filmes mais aguardados dos últimos anos. E não é para menos. "Duna", o livro, é uma das obras mais celebradas da literatura no ramo da ficção. Houve uma versão cinematográfica lançada nos anos 80, mas aquela antiga produção foi considerada um fracasso tanto de público, como de crítica. Esse novo filme renova todas as apostas e não tem sido fácil para seus produtores. O filme deveria ter sido lançado no ano passado, mas com o problemas da pandemia o dia de seu lançamento foi adiado diversas vezes. Agora o estúdio mantém o dia 22 de outubro de 2021 como a data definitiva de lançamento nos Estados Unidos. Com o avanço da vacinação no país e a queda de internações e mortes, o filme pode finalmente ter a chance de chegar nas telas de cinema. O que preocupa os produtores é a questão de que até onde o filme poderá ir nas bilheterias? Será que finalmente o público americano (e do resto do mundo) vai ganhar confiança para voltar a frequentar os cinemas? Os lançamentos que foram feitos nessa retomada não causam muito entusiasmo. Via de regra os filmes, mesmo as super produções, renderam bem menos do que era esperado. Agora e aguardar para ver como o filme será recebido comercialmente, além da opinião de críticos e dos fãs sobre essa nova tentativa de levar o universo de Duna para os cinemas.

Morre Charlie Watts
Como não poderia ser diferente a notícia mais comentada no mundo da música nessa semana foi a morte do baterista dos Rolling Stones. Charlie Watts morreu em decorrência de um procedimento médico não divulgado pelo grupo. Especula-se que ele tenha morrido por causa de um câncer na garganta, algo que vinha minando sua saúde já há alguns anos. Em termos de importância ele foi um dos principais membros dos Stones. Ótimo instrumentista, também não deixou de ser subestimado em diversos momentos de sua vida. Algo parecido do que ocorreu com Ringo dos Beatles. O fato é que não havia nos anos 60 a mentalidade de se valorizar muito os bateras dos grupos de rock. Um equívoco e tanto, uma vez que a bateria é a verdadeira pulsação de um conjunto de rock, a "cozinha" sempre foi de vital importância para a sonoridade de toda e qualquer grande banda de rock. Na vida pessoal Charlie Watts era uma pessoa bem discreta que odiava a fama. Seu único exagero em termos de fama e riqueza era sua coleção de carros esportivos raros, mas isso, convenhamos, era um simples hobby, ainda mais se tratando de um músico tão importante na história dos Rolling Stones. Assim deixo, através desse simples texto, meus sentimentos de pêsames por seu falecimento.

Falece Jean-Paul Belmondo
Faleceu no último dia 6 de setembro, aos 88 anos de idade, o ator francês Jean-Paul Belmondo. Muito querido pelo público, inclusive o brasileiro, o ator teve uma longa carreira no cinema que atravessou sete décadas! No total trabalhou em 91 filmes. Seu primeiro trabalho como ator se deu no filme "Molière", um curta-metragem lançado em 1956. Seu trabalho de despedida se deu há poucos anos, em 2006, onde surgiu para uma breve despedida no filme "Un homme et son chien", uma produção francesa que até foi bem elogiada pela crítica na ocasião de seu lançamento. Jean-Paul Belmondo foi indicado a dois prêmios BAFTA pelos filmes Pierrot le Fou (1965) e Léon Morin, prêtre (1961). Foi premiado pelo Oscar do cinema francês, o César Awards por seu trabalho como ator em Itinéraire d'un enfant gâté (1988). Em 2011, já afastado das telas e com problemas de saúde recebeu uma bela homenagem pelo conjunto de sua obra no Festival de cinema de Cannes. Foi seu último aceno de despedida para a sétima arte ao qual devotou toda a sua vida de artista. 

Luke e Lula!
Mark Hamill, o Luke Skywalker de "Star Wars", declara apoio a Lula nas próximas eleições! O ator Mark Hamill da saga "Star Wars" usou suas redes sociais para declarar apoio a Lula nas próximas eleições presidenciais no Brasil. Ele escreveu: "Que a força esteja com o Brasil". Depois continuou: "Atenção Brasil! A força é realmente forte nesse homem. Desejo a Lula tudo de bom em sua nobre busca". Mark Hamill assim segue os passos de outros astros de Hollywood como Leonardo DiCaprio ao incentivar os jovens brasileiros que compareçam às urnas, uma vez que apenas pelo voto poderão derrotar o presidente Bolsonaro que tem uma péssima imagem fora do Brasil.

Nos Estados Unidos, principalmente entre a comunidade de Hollywood, o presidente Bolsonaro é muito mal visto, sendo associado a ideias tacanhas, ultrapassadas e até mesmo perigosas por suas declarações que insinuam estar contra a democracia e o direito ao voto. Também é encarado como um político que odeia artistas e arte em geral, em especial o cinema brasileiro que nos últimos anos ganhou várias críticas positivas por parte de especialistas. 

Leo e Bolsonaro
Leonardo DiCaprio diz em festa que "Bolsonaro perderá as eleições para o bem do planeta!" O ator Leonardo DiCaprio participou de uma festa em Hollywood nesse fim de semana e disse para os amigos que Jair Bolsonaro perderá as próximas eleições para presidente. revelou uma fonte próxima. Para o ator isso seria um bem para o planeta, para o meio ambiente. Leonardo DiCaprio tem incentivado o voto jovem no Brasil justamente para que o atual presidente, que tem apoio de pessoas mais velhas, idosos em sua maioria, venha a perder as eleições presidenciais. Bolsonaro faz mal para a proteção ao meio ambiente na visão do astro de Hollywood.

Alguns artistas brasileiros estiveram presente à festa em Hollywood. O ator norte-americano é extremamente empenhado na causa ambiental. Para ele um dos maiores problemas do mundo hoje se chama Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, um político de extrema-direita que parece atuar contra a proteção do meio ambiente.O presidente Bolsonaro inclusive tem se irritado com Leonardo DiCaprio. Recentemente o presidente do Brasil disse que ele deveria ficar calado. Leonardo DiCaprio ignorou completamente a resposta de Bolsonaro e esse aviso que ele sequer levou em consideração. O clima, como se pode perceber anda tenso entre os dois.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. -O primeiro Duna tinha Sting e o Patrick Stewart e deu no que deu, ja viu né?

    - Numa banda com a frescura do Mick Jager e a porralouquice do Keth Richards, a serenidade do Charlie Watts era um alivio.

    -Jean-Paul Belmondo o feio que tinha fama de bonito; as vezes acontece.

    ResponderExcluir
  2. Esse novo Duna, penso, será bem melhor do que aquele dos anos 80.
    Pois é, o mais inacreditável de tudo é pensar que os Rolling Stones ainda existem!
    Essa expressão de o ator feio mais bonito do cinema europeu é a pura contradição em si. rsrs

    ResponderExcluir