sábado, 1 de outubro de 2011

Beethoven - Bernard Fauconnier

Algumas vezes as pessoas se esquecem que até mesmo os maiores gênios da humanidade também foram seres humanos. Pessoas que tinham problemas com dívidas, brigas familiares, falta de emprego, incompreensão de seus financiadores, patrocinadores, etc. Por essa razão gostei bastante dessa biografia de Beethoven. Aqui surge seu lado mais humano, mais controverso. O músico que vemos nessas páginas não é o compositor magistral, genial, inalcançável. O que vemos aqui é acima de tudo uma história de um ser humano, com falhas, problemas, vitórias e derrotas, como todos nós.

E como Beethoven tinha problemas... Ele tinha problemas familiares, com um sobrinho que sempre estava lhe trazendo dores de cabeça. Tinha problemas financeiros pois nem sempre tinha dinheiro suficiente para saldar suas dívidas, afinal ele era um trabalhador como qualquer outro de seu tempo. Tinha problemas emocionais, pois não conseguia ter um relacionamento longo, firme e duradouro com nenhuma mulher e, como se tudo isso não fosse o bastante, ainda tinha problemas de saúde. O pior deles era a perda de sua audição. Criador de algumas das músicas mais belas de todos os tempos, em determinado momento de sua vida ele não conseguia mais ouvi-las.

Outro aspecto a se considerar é que o escritor Bernard Fauconnier escreveu uma biografia bem objetiva. Veja, não é um livro para se emocionar com o estilo da escrita. Não, longe disso. É um livro para reter informações sobre o compositor, tudo absorvido de forma rápida, sem maiores delongas. O conhecimento é passado ao leitor, mas sem rodeios, sem palavras desnecessárias. Assim se você estiver em busca de alguma biografia de Ludwig van Beethoven que vá direto ao ponto, não teria nenhuma outra recomendação melhor a lhe passar.

Por essa razão também sou defensor que biografias como essa sejam lançadas em formato de livro de bolso. Qualquer um, em seus pequenos momentos de folga, poderá folhear o livro, conhecendo sua história, absorvendo conhecimento histórico. Simples e prático. Por fim, uma pequena dica de leitura. Leia ao livro ouvindo a música de Beethoven em fones de ouvido. A imersão será muito boa e você irá receber cultura em dose dupla, tanto das páginas de literatura, como também da música clássica que estará absorvendo naquele momento. Algo muito gratificante, para engrandecer a alma.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Livros
    Beethoven - Bernard Fauconnier
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Não é curioso como depois do período clássico em que gênios como o Beethoven nunca mais surgiram?
    E verdade que a música popular nos deu Elvis, Beatles, Jimi Hendrix, etc., mas nem esse artistas populares extraordinarios sequer chegaram aos pés desses gênios da música erudita.
    A que será se deve isso? Não teremos mais Mozarts, Beethovens, Bach?

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma questão complexa. Depois que surgiram tantos gênios juntos, o que poderia sobrar ainda a fazer em termos musicais? Depois de Mozart, Beethoven e Bach, sobrou alguma coisa a se fazer no mundo da música clássica? Eles atingiram o pico da montanha. Acho que pouco sobrou a ser conquistado depois disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa não? Como tudo já passa de 200 anos é provável que seja isso mesmo.

      Excluir
  4. A obra desses compositores foi tão vasta e completa, que os que se dedicam a estudar e aprender música clássica passam uma vida toda só tentando conhecê-las.

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom uma releitura de Beethoven. O meu preferido entre os gênios da música clássica. Apenas para lembrar que neste mês de dezembro Beethoven completa 250 anos do seu nascimento. Parabéns para o "gênio raivoso".

    ResponderExcluir