quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ditadura no Brasil: A ignorância política do povo brasileiro

Eu estou acompanhando os acontecimentos políticos no Brasil e fico abismado com a ignorância política que tenho visto, principalmente em redes sociais. Pessoas idosas, mais velhas, que deveriam ser mais sábias, ficam pedindo ditadura militar no Brasil! Pois é, cai o mito do velho sábio no Brasil. Sim, porque não há sabedoria nenhuma em se pedir ditadura, regimes de força. Isso é fascismo puro! E as pessoas que pedem por rupturas na democracia não pararam para pensar seriamente sobre o que pedem.

Ditadura é ditadura, seja de esquerda, seja de direita. O Ditador, assim que toma o poder supremo, logo manda matar seus próprios aliados, como fez Stálin, Hitler, etc. Essas pessoas que estão pedindo a ditadura seriam as primeiras a morrer em uma ditadura imposta. Lição de história para quem pensa que ditadura é algo bom para uma nação. Stálin, por exemplo, liquidou todos os fundadores da União Soviética. Hitler mandou executar os primeiros nacionalistas socialistas (nazistas) da Alemanha. Ditador não quer concorrência. O aliado só vale enquanto é útil a ele. A primeira palavra de oposição, de crítica, significa sentença de morte.

Todos aqueles que desejam se tornar ditadores usam do mesmo argumento. Que estão lutando pela liberdade, pelo bem do povo, etc. Conversa fiada. Hitler, Stálin, o "Duce", todos esses tiranos usaram da mesma retórica. Com o apoio de incultos e incautos assumem o poder e geralmente os primeiros a morrerem são seus antigos aliados.

Esses atos que estão querendo fazer no dia 7 de setembro nada tem a ver com democracia. Essas pessoas radicais e fanatizadas querem implantar uma ditadura no Brasil, destruindo os demais poderes. Não caia na mentira dessa gente! O que leva uma pessoa a defender uma ditadura militar? O que leva alguém a defender tiranias? O que leva alguém a torcer pelo fim de sua própria liberdade e direitos individuais? Em meu ponto de vista apenas a insensatez e uma profunda ignorância sobre conceitos básicos de ciência política justificam esse tipo de mentalidade!

Tenho visto também pastores defendendo armas, violência, fake news (mentiras) e golpe de Estado. Onde será que isso está no evangelho? Eu, pelo menos, nunca li nada na Bíblia sobre isso... O que esses pastores pensam? Que índole essa gente possui? Jesus então defendeu armas? Violência? Ditaduras? Eu pensei que ele pregava sobre paz, amor, piedade, ajuda ao próximo. Não, não existe "teologia da prosperidade" nas escrituras sagradas. Você está equivocado. Jesus não pregou sobre ter mais e mais bens materiais. Jesus pregou sobre desapegado, de que fortunas acumuladas no mundo material de nada valiam. Muitas igrejas evangélicas brasileiras pregam algo que nada tem a ver com Jesus. Na verdade a mensagem dessa gente é muitas vezes anti-Jesus.

Assim deixo minhas reflexões sobre o momento atual. O fim da democracia iria levar o Brasil para um abismo profundo. Penso inclusive que a nação não iria mais se recuperar. As grandes nações ocidentais democráticas iriam levantar sanções econômicas que o pais não iria suportar. Não descarto também intervenções militares estrangeiras no Brasil tendo em vista que a questão da preservação da Amazônia é algo sensível no cenário internacional. E esse governo já provou que não está preocupado com questões ambientais. Enfim, está se formando uma tempestade perfeita em nosso país. Tempestade essa que pode destruir de vez o Brasil.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Ditadura no Brasil
    A Ignorância do povo brasileiro
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Ditadura apenas a do proletariado, que não tem nada a ver com a de Stalin, exceto por ter sido desenvolvida na mesma localidade.

    Esqueceu de mencionar a ditadura imperialista atual, que frutifica e multiplica diversas delas em variados países geralmente diminutos e pouco desenvolvidos, como o Afeganistão. Justamente com o papo de lutar pela liberdade e o bem do povo.

    ResponderExcluir
  3. O povo romano pediu um ditador devido aos desmandos só senado e tiveram Júlio Cesar que se perpetuou no poder por mais de 300 anos na figura dos seus sucessores igualmente despóticos.
    Agora Pablo: você já observou como as pessoas mais velhas enchem a boca pra falar "eu sou amigo do Coronel Fulano". ou "eu estava com um problema e Capitão Sicrano deu um ordem e resolvem na hora"? Pois é. Essas pessoas tem anseio por estar à sombra de uma alta patente, de uma autoridade militar. Eu só não sei se isso vem de 1964, ou é ainda dos tempos do Império.

    ResponderExcluir
  4. Prezados,
    Eu pensava sinceramente que nessa minha idade não veria mais esse tipo de absurdo. Pensei que o Estado Democrático de Direito era algo consolidade, indicutível, mas eis que surge um idiota como esse presidente, seguido por hordas de ignorantes... Imaginem um golpe de Estado dado por Bolsonaristas... Seria a pior das realidades, um verdadeiro infnro de ignorância e estupidez no poder...

    ResponderExcluir
  5. Pablo:
    O bizarro é que seria a primeira vez que um presidente daria um golpe no seu próprio governo.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto grande parte do mundo civilizado, como Europa, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália... Etc... Caminham céleres para, a cada dia mais, melhorarem seus regimes de liberdade, tecnologia avançada e ciência de ponta, o Brasil sob as garras anacrônicas do bolsonarismo, engata uma marcha á ré histórica rumo à Idade Média. Bolsonaro é um sujeito absolutamente doente mentalmente, que baba ódio 24h. Desequilibrado e ditatorial, essa coisa, chamada de presidente, é o símbolo do atraso e da estupidez... Muitos amigos inteligentes que acreditaram e votaram nele, já o abandonaram. Ficaram apenas seus filhos abobalhados, e alguns seguidores cegos, imbecis e incultos que ainda vêem alguma esperança nessa coisa inorgânica que mais se assemelha a uma mortalha humana.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem Telmo. Você captou perfeitamente tudo o que está acontecendo.

    ResponderExcluir