sábado, 8 de outubro de 2011

The Doors - Morrison Hotel

O sucessor do extravagante The Soft Parade é o mais básico dos trabalhos dos Doors, utilizando elementos do hard rock e do blues sem enfeites orquestrais ou eletrônicos. O resultado foi excelente, saudado pela crítica como um retorno às raízes. Muitos foram ainda mais longe, dizendo que a presença de uma música chamada Waiting for the Sun (título do terceiro disco) sugeria que o grupo queria esquecer o suposto fracasso artístico do álbum anterior, fazendo uma ligação direta entre Waiting for the Sun e Morrison Hotel. Apesar de não ter tido nenhum single a estourar nas rádios, em meras três semanas à venda atingiu a categoria de disco de ouro. O título desse álbum ainda não havia sido definido, mesmo com as faixas já gravadas.

Foi quando se lembraram de um pequeno hotel de beira de estrada próximo dali, chamado Morrison Hotel. Mesmo não conseguindo permissão para fotografar no local, o grupo aproveitou o descuido do recepcionista e posou para a foto, que se tornou a antológica capa do disco. Uma curiosidade é que cada lado do LP foi batizado de forma diferente: o lado A se chama Hard Rock Cafe e o B Morrison Hotel. Este é o segundo disco dos Doors de que eu mais gosto (o primeiro? Strange Days). Depois dos exageros de "The Soft Parade" os Doors tentaram se encontrar musicalmente de novo. Deixaram para trás as "cornetas" e resolveram fazer um álbum mais simples e o melhor... mais verdadeiro. "Morrison Hotel" é um disco à prova de críticas, ele deixa qualquer roqueiro ou blueseiro de queixo caído. A começar pela capa, o disco é Jim Morrison puro, da primeira a última faixa. A foto foi tirada numa espelunca de quinta categoria que fica na beira de uma estrada esquecida da California. Lá Jim gostava de tomar seus porres. O lugar já se chamava "Morrison Hotel" antes dele chegar por lá, aliás essa foi a razão que o levou até o lugar. Bem, a capa interna já diz tudo, com Jim com uma garrafa de cerveja nas mãos no balcão do bar.

Repare a cara de poucos amigos de Densmore. Nessa época seu relacionamento com Jim já estava bem deteriorado. Na realidade John nunca gostou muito do rei lagarto e depois de todas as confusões aprontadas pelo vocalista a relação, que nunca foi boa, acabou desbancando para a pura e simples aversão. Outro fator de atrito no conjunto era a insistência de Jim em cantar seus blues. Densmore, mais uma vez, desaprovava esse rumo seguido pelo grupo, pois para o baterista: "Os blues poderiam ser uma boa para Jim, mas eram um tédio para mim". Mas, como sempre acontece nas melhores bandas, essa rivalidade interna acabou ajudando o grupo musicalmente. E esse disco é a prova desse fato. Temos aqui algumas das melhores canções do conjunto. Aliás a mais bela melodia escrita pelos Doors está aqui, chama-se "Indian Summer". Esta é sem dúvida umas das melhores e prova como os Doors estavam entrosados, a instrumentalização é simplesmente perfeita, em seus mínimos detalhes. Vale o disco inteiro.

Single nas Lojas:
You Make Me Real / Roadhouse Blues - O único single do disco foi lançado em março de 1970. Não precisa falar muito sobre essas músicas, elas podem ser resumidas em uma única palavra: "maravilhosas". Acho que "Roadhouse Blues" deveria ter sido o lado A do single, pois a considero mais significativa. Blues da melhor estirpe, com um ótimo arranjo, não faria feio em New Orleans ou Memphis... Jim prova mais uma vez que entendia do assunto, que conhecia blues como poucos. A melhor versão dessa canção na minha opinião foi lançada na trilha sonora do filme "The Doors" de Oliver Stone. Sem dúvida a banda ao vivo traz mais energia e carisma a essa música. "You Make Me Real" é muito legal. Ponto final. É sem dúvida uma canção alegre, com Jim detonando em uma de suas melhores interpretações. Ray comparece, mais do que nunca, com seu "teclado de churrascaria" (no bom sentido). No mais, outro belo momento da banda captado durante os intervalos das audiências judiciais de Jim Morrison.

Enquanto isso, fora dos estúdios...
Nota: Essa fase da vida de Jim Morrison se resumiu em uma série de tediosas audiências judiciais em que ele tinha de comparecer para se defender das acusações de atentado violento ao pudor e mais uma série de crimes por causa do famoso show de Miami, aquele mesmo em que ele gritou ao microfone: "Vocês querem meu pinto?" O cantor foi condenado. Não haveria saída para ele, a imprensa estava contra Jim, o presidente Richard Nixon já havia começado uma campanha pelos bons costumes e a decência e havia escolhido Morrison como o "bode expiatório" da jogada. O engraçado de tudo era que Nixon poderia ser tudo, menos considerado um homem moralmente honesto. Corrupto, inepto, ignorante e manipulador o presidente americano iria ser chutado da Casa Branca algum tempo depois por causa do escândalo "Watergate". Aliás Nixon sempre foi considerado o pior presidente da história dos Estados Unidos (bem, ele agora tem um forte candidato de oposição, pois segundo alguns especialistas o posto em breve será ocupado pelo "filhinho de papai" George W. Bush).

Mas voltemos a Jim. Morrison foi condenado a dois anos e meio de prisão, além de pagar uma multa. O advogado do cantor então apelou e conseguiu que Jim entrasse em condicional pagando um fiança de 50 mil dólares. Isso foi dos males o menor. Jim ficou perplexo com o que viu no sistema judicial americano. Depois de ver pessoas sendo condenadas (na maioria negros e pobres), Jim desabafou e deu a seguinte declaração: "Já gastei muito tempo e energia nesse julgamento de Miami. Mais de uma ano e meio. Mas acho que foi uma experiência que valeu para alguma coisa, pois antes disso mantinha uma atitude de garoto de escola perante o sistema judiciário americano (teria eu ouvido americano com "k"?). Meus olhos abriram-se um pouco mais. Encontrei vários jovens negros naquele lugar. Eram julgados durante vinte ou vinte e cinco minutos e pegavam vinte ou vinte e cinco anos de prisão. Se eu não tivesse muito dinheiro e uma conta sem limites, já estaria na cadeia condenado a muitos anos, sem apelação. Geralmente se você tem dinheiro, não vai nem preso. O tribunal de Miami levou ao chão várias coisas para mim. Acho tudo muito triste, não há justiça neste país, há sim negócios" Imagina o que teria pensado Jim Morrison se tivesse a possibilidade de conhecer o sistema judiciário do Brasil, hein???

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir