terça-feira, 11 de outubro de 2011

The Beatles - 10 Perguntas sobre John Lennon

Um dos textos mais acessados do nosso blog é "John Lennon - Verdades e Mentiras" onde tento de forma simples esclarecer algumas dúvidas recorrentes sobre John Lennon. Aqui vão mais dez questões curiosas sobre a vida do ex-beatle.

1. Como ficou a amizade de John Lennon com Paul McCartney depois do fim dos Beatles? Ficou bem distante e fria e não por culpa de Paul. Ele tentou manter uma linha de amizade, chegando inclusive a visitar regularmente o apartamento de Lennon, sem avisar. Isso aborreceu John que certa noite o chamou de lado e disse: "Não apareça mais sem avistar por aqui. Não estamos mais em 1956 e abrir a porta para você já não é mais a mesma coisa". Paul entendeu o recado e nunca mais visitou Lennon. Ficou anos sem ver o velho colega de banda.

2. Como era o relacionamento de Lennon com seu primeiro filho? Era bem ruim. E isso foi mantido em segredo por anos até que recentemente Julian Lennon abriu o jogo para um amigo em um vídeo que foi postado no Youtube. Julian disse que passou por dificuldades financeiras quando era garoto pois sua mãe pediu apenas que John pagasse sua escola e nada mais. Para Julian houve ocasiões em que faltou dinheiro até para mesmo para comprar sapatos. Para piorar Julian esclareceu que passou anos sem ver John e quando o via ele era indiferente, rude e frio com ele. Uma imagem bem distante do humanista que Lennon vendia para a imprensa.

3. O que aconteceu com o corpo de John Lennon após sua morte? Foi cremado. Lennon teria dito a sua esposa Yoko que tinha pavor de que sua tumba virasse um local de peregrinação ou veneração como iria acontecer com Elvis Presley e seus fãs em Graceland. Assim Lennon decidiu pouco antes de sua morte que queria ser cremado e suas cinzas espalhadas (até hoje não se sabe ao certo onde as cinzas de Lennon foram jogadas pois Yoko se recusa a falar sobre isso). Para alguns ela teria guardado um pequeno pote com algumas cinzas de Lennon em seu apartamento de Nova Iorque mas isso não é algo confirmado com certeza.

4. Por que John Lennon foi morar em Nova Iorque? Perguntado sobre isso Lennon disse que todas as pessoas deveriam ir em direção ao centro do mundo que para ele era a cidade de Nova Iorque. John até ironizou dizendo que quando morava em Liverpool achava que Londres fosse o máximo mas que depois descobrira que a Inglaterra não era nada e que o ideal era morar em Nova Iorque onde poderia desenvolver melhor sua arte. Depois que fixou residência em Nova Iorque jamais voltou à Liverpool.

5. Quem controlava as finanças de Lennon após a saída dos Beatles? Yoko Ono tomou conta de tudo. O próprio Lennon esclareceu em entrevistas que havia jogado tudo nas mãos da mulher, e que ele próprio nem sabia direito o valor de sua fortuna, o que tinha em propriedades e cabeças de gado (um dos investimentos mais fortes da família Lennon). Em relação aos seus direitos autorais Lennon também abriu mão de grande parte deles, colocando tudo sob controle da editora Lennono. Segundo John ele passava o dia cuidando do filho, fazendo pães caseiros na cozinha de seu apartamento, enquanto Yoko administrava seus bens e investia seus milhões de dólares mundo afora.

6. O que John Lennon fazia em suas horas vagas? Lennon dizia publicamente que não fazia nada de especial, que tinha uma rotina banal e maçante em Nova Iorque. Acordava cedo, fazia o café da manhã de Sean, esperava ele chegar da escola por volta das doze horas da manhã e depois passava o dia inteiro ao lado do filho, assistindo TV ou fazendo atividades do dia a dia, afazeres domésticos e coisas banais. Já o autor Albert Goldman em seu livro sobre Lennon conta uma versão diferente contada por ex-empregados do Beatle. Para Goldman o cantor ainda não havia superado seu problema com drogas pesadas, o que o fazia ficar muitas horas chapado dentro de seu quarto no Dakota.

7. O que John Lennon achava dos primeiros discos dos Beatles? Assim que os Beatles acabaram Lennon definiu em entrevistas que os primeiros discos dos Beatles eram ruins, primários, mal gravados, verdadeiras porcarias. Curiosamente anos depois mudou de ideia e disse que estava contente com os dois primeiros álbuns, que os tinha ouvido novamente com atenção e que achava que eram realmente bons, embora poderiam ter sido melhores se eles tivessem experiência na época de sua gravação.

8. Quais foram as últimas palavras de Lennon antes de morrer? "Eu Sou John Lennon" - essas foram as últimas palavras de John antes de morrer. Ele estava no banco de trás de um carro da polícia de Nova Iorque após ser baleado por um lunático fã dos Beatles. O policial que o acompanhava pediu que ele falasse quem era pois assim teria uma noção de como estava seu estado de saúde - era uma forma de saber se ele ainda estava consciente. Após dizer isso Lennon perdeu seus sentidos e morreu no meio do caminho para o hospital. Sim, John Lennon morreu no banco de trás de um carro policial de Nova Iorque naquela noite.

9. O que Lennon achava do guru dos Beatles? Achava um farsante, um enganador. Enquanto estavam na Índia começaram os boatos de que o Maharishi Mahesh Yogi estaria abusando sexualmente de algumas seguidoras. Quando o boato se espalhou os demais membros do grupo de meditação indicaram Lennon para enfrentar o guru. John diria sobre isso depois que quando se tratava de alguém fazer o trabalho sujo dos Beatles ele era sempre o indicado! Após indagar ao Yogi se aquilo era de fato verdade, John percebeu que o antigo mestre e guru dos Beatles estava com ódio nos olhos, que teria partido para cima de John para lhe agredir fisicamente se isso não causasse um escândalo. Para Lennon: "Se ele fosse realmente cósmico saberia o que estava acontecendo".Depois disso Lennon e os demais Beatles arrumaram suas malas e foram embora da Índia para sempre.  

10. Lennon foi perseguido pelo governo Nixon? Na época John denunciou que o governo de Richard Nixon o estava espionando, vigiando, e que suas linhas de telefone estavam todos sob monitoração do FBI. Depois que falou sobre isso para a imprensa o governo republicano de Nixon foi a público negar que tal vigilância existia. Recentemente documentos secretos comprovaram que sim, Lennon tinha razão, pois ele foi intensamente monitorado pelo governo enquanto estava em Nova Iorque envolvido com campanhas de paz, contra a guerra do Vietnã.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. The Beatles - 10 Perguntas Sobre John Lennon
    Pablo Aluísio
    Todos os Direitos Reservados.

    ResponderExcluir